História-Caverna dos sonhos esquecidos

Páginas: 7 (1608 palavras) Publicado: 8 de julho de 2015
INTRODUÇÃO:

O documentário é uma estonteante incursão pela Caverna de Chauvet, em Vallon-Pont-d’Arc, na França. Em 1994, 3 exploradores, dentre eles Jean-Marie Chouvet, foram responsáveis pela descoberta do que seria uma importantíssima fonte para o estudo da história do homem, sua arte, cultura e rituais, por meio de pinturas gravadas nas paredes e fósseis de animais: uma caverna de 400metros de extensão, intocada e inacreditavelmente bem conservada pelo tempo, que guarda o maior acervo da arte em sua forma mais primitiva. Contém fósseis de animais e pinturas datadas de 32 mil anos atrás, além de inúmeros outros achados arqueológicos, sendo a evidência mais antiga descoberta até os dias atuais.
Por meio de uma autorização do ministério francês de Cultura, o diretor alemão WernerHerzorg (diretor em Nosferatu: Phantom der Nacht, de 1979; Murnau, de 1922 e Fitzcarraldo, 1982.), junto a um grupo de cientistas, consegue acesso a esta caverna restrita e produz, em 2010, o seu documentário Caverna dos Sonhos Perdidos (Cave of Fortgotten Dreams), uma incursão pelo interior de um lugar que guarda grandes descobertas da nossa evolução e da essência do homem. O documentário é umregistro de imagens únicas do interior e exterior da caverna, que posteriormente teve seu acesso negado, e contém a visão de especialistas (arqueólogos, historiadores de arte, paleontólogos e geólogos, dentre outros), mostrando o trabalho que vem sendo feito para desvendar as questões sociais por trás dos achados, visando um maior conhecimento de como viviam os nossos antepassados.


DESENVOLVIMENTOTÓPICO 1: Discussão sobre o conceito de humanidade.

O documentário usa a origem do homem e da vida pra levantar uma reflexão acerca da humanidade em geral. Leva, ainda, a um questionamento sobre o que constitui a humanidade e se seriam essas pinturas, de alguma forma, o princípio da alma moderna humana.
Apresenta questões filosóficos sobre como seria a vida daqueles homens. Questiona, em umacomparação com a nossa sociedade atual, "será que eles sonham, choram a noite? Quais são as esperanças deles? Quais são suas famílias?"
Jean-Michel Geneste, diretor do projeto de pesquisa da Caverna Chauvet, diz, quando indagado sobre humanidade: "O que os povos que viveram neste vale deixaram foi sua grande arte. Não foi um princípio primitivo ou uma lenta evolução, ela surgiu de repente como umevento explosivo. É como se a alma moderna humana tivesse despertado aqui."
Podemos fazer referência ao texto ministrado em sala (Para que serve a História, Rogério Rezende Pinto), que discute, dentre outras dimensões, sobre a ideia de continuidade quando diz: "É uma "linha" sem fim. E é isso mesmo. Uma "linha" que se perde em um passado, imensamente, distante e que principia em um infinitodesconhecido. (...) Tempo histórico é diferente do tempo cronológico do nosso dia a dia. Se as coisas jamais mudassem, então, estaríamos em uma fase exatamente igual ao do primeiro dia, do primeiro homem do período pré-histórico (...) O tempo histórico é o percurso que a humanidade fez até o presente momento."

TÓPICO 2: Questão de superioridade e inferioridade entre povos.

"Sabemos que riquezatécnica e progresso material não representam necessariamente garantia de riqueza espiritual ou artística ou de organização social.", As primeiras civilizações, Jaime Pinsk.
O documentário nos leva a uma recapitulação das discussões em sala de aula a respeito dos conceitos de civilização, evolução e progresso, no que diz respeito à origem das sociedades.
Segundo a visão eurocêntrica, esses homensseriam vistos como "selvagens" e culturalmente inferiores. Poderia se falar em uma Cultura Primitiva em oposição à ideia de modernidade e civilização. Devido a relação que tinham com o ambiente, baseada em subsistência e com ausência de desenvolvimento tecnológico, desconsidera-se a cultura e sociedade do homem paleolítico, que monstra-se, de fato, existente na descoberta de achados arqueológicos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Caverna dos Sonhos Esquecidos
  • A caverna dos sonhos esquecidos
  • Resenha A caverna dos sonhos esquecidos
  • Resenha Caverna dos Sonhos Esquecidos
  • A Caverna Dos Sonhos Esquecidos
  • A caverna dos sonhos esquecidos
  • A Caverna Dos Sonhos Esquecidos
  • Resenha sobre A Caverna dos Sonhos Esquecidos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!