história atividades

Páginas: 6 (1480 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013


História


11. “Uma cidade era conquistada quando, após o cerco, conseguiam capturar o templo dos deuses locais, incendiando imediatamente o santuário do deus tribal”.
POMER, Leon. História da América Hispano- Indígena/. – S. Paulo. Global, 1983, p.11.

Todos os povos encontram argumentos para defender a guerra. Nos dias de hoje, assistimos ao governo americano justificar suasguerras com o objetivo de combater o terrorismo e assegurar a civilização ocidental. Os aztecas, antes de serem submetidos pelos espanhóis, consideravam a guerra um feito da divindade Huitzlopachtll, mas também saíram beneficiados com os tributos conquistados junto ao deus.

A partir dessas considerações, podemos afirmar que os aztecas imprimiram à guerra um caráter

(A) sagrado, pois o espólio daguerra era um triunfo ao seu deus e a seus guerreiros,
(B) laico, devido à associação direta entre os sábios e sacerdotes na condução do exército,
(C) secular, graças à manifestação dos sacerdotes no oferecimento de oferendas públicas,
(D) espiritual, referendado pelo desejo de prover a harmonia na terra,
(E) temporal, por causa dos rituais próprios prescritos no calendário do deus sol.12. Leia os trechos de documentos transcritos abaixo

TEXTO 1

“De tudo os homens se fartam, do amor, do repouso agradável, do belo canto e das danças graciosas de ritmo sereno, coisas que mais do que feros combates a gente deseja. Tudo sacia. Esses teucros, somente, não cansam de lutas.” HOMERO, Ilíada, XIII, 636-40.

TEXTO 2

“Como os tupinambá são muito belicosos, todos os seusfundamentos são como farão a guerra aos seus contrários.” SOARES DE SOUZA, Gabriel. Tratado Descritivo do Brasil [1587]. São Paulo: Nacional, 1987.

Sobre as funções sociais da guerra entre os gregos da Antigüidade Clássica e os tupinambá da América Pré-Colombiana, é correto dizer:

(A) Sendo considerados pelos conquistadores europeus como os espartanos do Novo Mundo, os tupinambá faziam da guerrauma constante em suas vidas, visando manter os seus domínios e a escravidão de seus inimigos.
(B) Apesar de uma constante na vida dos gregos e dos tupinambá, entre os gregos a guerra possuía a função social de vingar a morte dos antepassados, daí o sacrifício ritual dos prisioneiros de guerra.
(C) Entre os tupinambá, a guerra ocupava um lugar central em sua organização social, como parte dasdiferenciações e reafirmação de suas identidades tribais e étnicas. Para os gregos, a guerra era elemento constitutivo da cidadania.
(D) Nas cidades gregas, a condição guerreira exercida por membros da nobreza, em detrimento dos demais cidadãos, excluídos da participação nas guerras, contrastava com a função social da guerra entre os tupinambá, em cuja sociedade todos eram guerreiros porque iguaisentre si.
(E) Na sociedade tupinambá, por meio da guerra contra as nações tapuias, garantia-se a vingança contra os inimigos tradicionais com a morte ritual dos cativos, feitos nas batalhas, não havendo outras razões para essas guerras indígenas, como na Grécia Antiga.





13.
TEXTO 1

“Do ponto de vista topográfico, uma pólis, no seu núcleo urbano, dividia-se (....) em duas partes (...):a acrópole, colina fortificada e centro religioso, e a ásty ou cidade baixa, cujo ponto focal era o lugar de reunião (...) a ágora. Um terceiro elemento (...) era o porto (...). Por fim, o território rural semeado de aldeias (Khóra) completava o quadro da cidade-estado”
CARDOSO, Ciro F. A Cidade-Estado Antiga. São Paulo: Ática, p. 22.

TEXTO 2

“Embora a atividade agrícola tenha sidoatividade econômica predominante durante toda a história de Roma, as cidades com as suas atividades específicas também se desenvolveram bastante. Tal como ocorreu na Grécia, os centros urbanos durante a República romana eram uma continuidade do campo; ponto de reunião a partir de onde os proprietários de terra governavam. Mas (...).Roma (...), desde o séc. IV era um centro comercial e manufatureiro de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atividades de historia
  • Atividade de História
  • Atividade de Historia
  • historia atividade
  • Atividade De Historia
  • atividade de historia
  • atividades de história
  • Atividade de Historia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!