História agora

Páginas: 3 (676 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
G. Ciências Humanas - 5. História - 11. História
ENSINO DE HISTÓRIA: UMA ANÁLISE CRÍTICA DE MANUAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL
Dulcinéa Urubani Ramos Alexandre 1
1. Prefeitura do RecifeINTRODUÇÃO:
Entendendo a importância gerada pelos manuais didáticos a partir da crescente atenção dispensada pelos professores e escritores e com o intuito de investigar a qualidade eintencionalidade deste material, o qual é disponibilizado para os estudantes e professores do Ensino Fundamental nas escolas brasileiras, nossa pesquisa se deteve em analisar 2 livros didáticos de história, deautores e épocas diferentes com o objetivo de realizar um estudo comparativo, estabelecendo a relação estudante/construção do conhecimento. Os livros analisados foram: História Geral e Integrada, 7ªsérie de Nelson Piletti e o segundo livro foi Nova História Crítica 7ª série de Mário Schmidt.
METODOLOGIA:
A metodologia é de natureza qualitativa, sendo também bibliográfica, no sentido de pesquisarpara uma análise e confrontação dos materiais impressos. Utilizamos como pontos norteadores no desenvolvimento do trabalho se o manual didático atendia aos requisitos da construção de diversas noçõesou conceitos tais como: as relações sociais e de trabalho; como é apresentado o conteúdo; se possibilita ao estudante se reconhecer como sujeito histórico; as diferenças e semelhanças entre a sociedadedescrita anteriormente e a atual; cultura; ilustrações; organização e construção da cidadania, individualmente em cada manual didático, para a partir deste ponto apresentar as semelhanças ediferenças no material analisado.
RESULTADOS:
O primeiro livro expõe o conteúdo dentro de uma narrativa simples, trabalhando-o indiretamente sem levantar discussão e entendimento histórico, não conduz a umareflexão sob a posição do homem como sujeito da história, deixando as classes minoritárias com pouco destaque nos fatos e acontecimentos. Trabalha a sociedade da época sem promover um confronto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • história agora
  • ÁGORA
  • E agora
  • agora
  • Agora
  • O agora
  • agora
  • Ágora

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!