História Administração Pública Brasileira

Páginas: 5 (1078 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2014



Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual



Avaliação a Distância

Unidade de Aprendizagem: História Administração Pública Brasileira
Curso: Gestão Publica
Professor:
Nome do aluno:
Data:


Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua médiafinal.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

A partir do texto sobre o Barão de Mauá, disponível em http://www.empreendejovem.com.br/2010/04/o-barao-de-maua-e-o-empreendedorismo.html , responda as questões:

a. No período em que o Barão de Mauá obteve sua ascensão, quais eram as características do Estado e da administração pública no Brasil? Quais as origensdeste modelo? (entre 10 a 20 linhas) (4,0 pontos)

Irineu Evangelista de Souza, mais conhecido como Barão ou Visconde de Mauá, foi um brilhante industrial, banqueiro, político e diplomata, nasceu em 1813 no Brasil, na cidade Arroio Grande, no Rio Grande do Sul. Pioneiro da industrialização no Brasil foi um símbolo dos capitalistas empreendedores brasileiros do século XIX. Obteve ascensão noperíodo imperial, mas especificamente no segundo reinado (1840-1889). Nessa época houve grandes progressos na indústria, nos meios de transportes e serviços urbanos (iluminação a gás, abastecimento de água, bondes e etc.), Grande parte desse progresso ocorreu graças ao empreendedorismo de Mauá.
O segundo reinado nos anos de 1840 até 1846 foram marcados por conflitos e divergências políticas entreliberais e conservadores com relação ao sistema de governo. Em 1847, porém, foi instituído o Parlamentarismo, que passou a funcionar articulado ao Poder Moderador. Criou-se o cargo de presidente do Conselho de Ministros. Desse modo, o imperador nomeava o primeiro-ministro e este por sua vez se encarregava das nomeações para formar o gabinete ministerial. Com o ministério nomeado, restava a aprovaçãodos parlamentares da Câmara dos Deputados. Dispondo do Poder Moderador, o imperador detinha a prerrogativa de dissolver os gabinetes ministeriais como condição para formação de outro ministério, dependendo da ocasião e da conjuntura política.
Nesse período a administração publica era marcada pelo patrimonialismo, este que teve origem no império chinês, espalhando-se pela Europa econsequentemente, foi instaurado no Brasil pelos portugueses. Na concepção de Weber o patrimonialismo é forma de dominação onde não existe uma diferenciação clara entre a esfera pública e a privada. Neste sistema o Estado passa a ser patrimônio de um governante. Característica comum em governos absolutistas, marcante no império brasileiro. O monarca gastava as rendas pessoais e as rendas obtidas pelo governode forma indistinta, ora para assuntos que interessassem apenas a seu uso pessoal (compra de roupas, por exemplo), ora para assuntos de governo (como a construção de uma estrada). A corrupção e o nepotismo são inerentes a este tipo de administração, na qual os cargos públicos são distribuídos por vínculos de afeição e trocas de favores.

b. A história de Mauá inclui um importante evento dahistória do Brasil. Qual é este evento? Como a economia do país encontrava-se, na época? (entre 10 a 20 linhas) (4,0 pontos)

 O importante evento foi à construção da primeira ferrovia Brasileira inaugurada no dia 30 de abril de 1854. Esta ferrovia oficialmente denominada Imperial Companhia de Navegação a Vapor e Estrada de Ferro de Petrópolis, foi a primeira ferrovia a ser estabelecida noBrasil. foi construida no trecho de 14,5 kms entre Mauá e Fragoso. Nesta oportunidade, o Imperador conferiu a Irineu Evangelista de Souza o título de Barão de Mauá.  A Locomotiva que transportou a comitiva imperial na inauguração recebeu o nome de Baronesa, em homenagem a Maria Joaquina, esposa de Mauá. No dia seguinte abriu-se o tráfego ao público. O transporte de cargas iniciou-se somente seis meses...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • História da Administração Pública Brasileira
  • História da administração pública brasileira
  • A História da Administração Pública Brasileira
  • História Administração Pública Brasileira
  • História da administração pública brasileira ad
  • Administração Pública brasileira
  • Desafios da Administração Pública Brasileira
  • Administraçao Publica Brasileira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!