hisrerese

1150 palavras 5 páginas
A histerese, palavra que deriva do grego e que significa atraso, é um fenômeno característico das substâncias ferromagnéticas. Sabe-se que essas substâncias se imantam facilmente quando na presença de um campo magnético. Mas o que ocorre se as retirarmos da influência deste campo? É muito conhecido esse fato. Acontece que, ao fazer isso, a substância não é desmagnetizada completamente, tão menos de forma instantânea. A esse acontecimento denominamos histerese magnética. Existem substâncias ferromagnéticas que possuem imantação residual como, por exemplo, o aço temperado. Ele é utilizado para construir ímãs permanentes. No entanto, em outros materiais como os eletroímãs, por exemplo, há necessidade de que ele fique praticamente desmagnetizado quando o campo magnético cessar. Para que isso ocorra, ele é construído com um tipo de ferro especial chamado ferro doce. Este possui histerese muito baixa que chega a ser quase nula.
A curva de em função de para uma substância ferromagnética, mostrada na figura 253, e no tópico "Classificação da Substâncias Magnéticas", é obtida desde que a substância esteja inicialmente desimantada e a intensidade do campo seja aumentada gradualmente a partir de zero. Suponhamos que, partindo de zero, vamos aumentando a intensidade do campo até o valor de saturação, . Obtemos a curva OP (fig. 257). Enquanto estamos aumentando o campo, a um valor H do campo corresponde o valor I da imantação. Se, a partir do valor de saturação , vamos diminuindo o campo até que ele se anule, a curva de volta não é PO mas, é . De maneira que, para o mesmo valor H do campo a imantação tem o valor maior do que I. Quando o campo se anula, a imantação se mantém com um valor .

Figura 257
Portanto, para um mesmo valor do campo, a imantação tem valor maior quando o campo decresce do que quando o campo cresce. Esse fenômeno é chamado histerese. (Histerese significa “atraso”).
Querendo desimantar a substância, isto é, anular a imantação ,

Relacionados