hiprativismo

1521 palavras 7 páginas
Racionalismo

A partir do século XV, uma série de acontecimentos deflagrou diversos processos que levaram a grandes transformações nas sociedades europeias, como:
A passagem do feudalismo para o capitalismo;
A formação dos Estados Nacionais;
O movimento da reforma;
O desenvolvimento da ciência natural e;
A invenção da imprensa.
Todos esses acontecimentos modificaram o modo de ser, viver e perceber a realidade dos europeus.
Uma importante mudança foi o desabrochar de uma tendência social antropocêntrica (que tem o ser humano como o centro) em vez da teocêntrica (que tem Deus como o centro) da realidade.
Isso levou ao desenvolvimento do Racionalismo e de uma filosofia laica (não religiosa) que se mostra otimista em relação à capacidade da razão de intervir no mundo, organizar a sociedade e aperfeiçoar a vida humana.
Esse saber racional nasceu para substituir o conceito de cosmo. Dentro desse conceito, o universo passou a ser encarado como algo ordenado, harmônico, previsível, capaz de ser compreendido racionalmente pelo ser humano.
Assim, uma das principais características do pensamento moderno foi tentar explicar a realidade a partir de novas formulações racionais.
Galileu, por exemplo, explicaria o mundo concreto, sensível, por meio de relações matemáticas, geométricas o que não se havia feito até então, embora hoje seja um processo comum.
Ai surgiu a dúvida. Qual é a garantia de que um pensamento é verdadeiro?
Esta dúvida fez com que os pensadores modernos buscassem uma base segura, algo que garantisse a verdade de um raciocínio, surgiu então o método. E o método escolhido foi a matemática, que se tornou o modelo seguido pelo racionalismo do século XVII e esse método foi utilizado por vários pensadores como:

René descartes
Nasceu no dia 31 de Março de 1596, em Paris e morreu no dia 11 de Fevereiro de 1650 em Estocolmo, foi um Filósofo, Físico e Matemático. Na Idade Moderna ele era conhecido como Renatus Cartesius.
Seu trabalho

Relacionados