hipotireoidismo

Páginas: 5 (1089 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2013
UNIVERSIDADE DO CONTESTADO – UnC
CURSO DE FÁRMACIA




ÉRICA DAIANE HAEFLIGER TEIXEIRA
CARLA JULIANA FORNARI
MORGANA NESI













HIPOTIREOIDISMO



















CONCÓRDIA
2013
ÉRICA DAIANE HAEFLIGER TEIXEIRA
CARLA JULIANA FORNARI
MORGANA NESI











HIPOTIREOIDISMO

Trabalho apresentado como exigência para a obtenção dotítulo de metodologia científica, do curso de farmácia, ministrado pela Universidade do Contestado – UnC, sob orientação do professor Gabriel Bampi.







CONCÓRDIA
2013



Sumário














1 INTRODUÇÃO
1.1 APRESENTAÇÃO DO TEMA
O hipotireoidismo, que é causado pelo mau funcionamento da tireoide, caracterizado como uma síndrome ocasionada por um déficit na glândulatireoide, que passa a produzir uma quantidade menor de hormônios, responder as principais duvidas, e mostrar as pessoas que este assunto pode ser bem interessante e pode ser de grande utilidade um dia.
1.2 PROBLEMA
Quais são as dúvidas da população a respeito do hipotireoidismo?

1.3 JUSTIFICATIVA
Muitas pessoas não sabem sobre o tema, pois é uma doença nova e pouco falada.

1.4OBJETIVOS
1.4.1 Objetivo geral
Analisar quais as principais dúvidas que se tenha sobre o hipotireoidismo, para poder melhor instruir a população.
1.4.2 Objetivos específicos
Levantar quais são as dúvidas mais freqüentes quando se fala no hipotireoidismo
Incentivar a população a estar sempre informada quando se trata de sua saúde.
Aprofundar o nosso conhecimento sobre o assunto.





2REFERENCIAL TEÓRICO
O trabalho a seguir ira responder algumas das principais perguntas sobre o hipotireoidismo.
2.1 HIPOTIREOIDISMO
O hipotireoidismo é, caracterizado como uma síndrome ocasionada por um déficit na glândula tireoide, que passa a produzir uma quantidade menor de hormônios, em casos mais extremos essa produção chega a quase zero. O hipotireoidismo não tem cura. O seu portador deverátomar um medicamento para regular sua função hormonal diariamente até o fim da vida. Laboratorialmente, o hipotireoidismo caracteriza-se com aumento dos níveis de TSH e diminuição dos níveis de tiroxina livre. O hipotireoidismo subclinico é identificado por aumento dos níveis de TSH, conforme os valores da normalidade. Sua prevalência é maior do que o do hipotireoidismo clinica entre 1% e 10% dapopulação adulta, conforme o estudo1.
2.2 SINTOMAS
Os sintomas do hipotireoidismo incluem o cretinismo e o mixedema. O cretinismo é quando a doença se desenvolve no primeiro ano de vida ou no inicio da infância. Esta muito menos frequente em áreas onde a deficiência dietética de iodo é endêmica, devido à disseminada suplementação do alimento com iodo. E também resulta em erros naturais dometabolismo que interfere com a biosintese de níveis normais de hormônios tireoidianos2. Os sintomas comuns são fraqueza, fadiga, perda de memória, aumenta de peso, constipação intestinal e sensibilidade ao frio. Hipotireoidismo em adultos e em crianças e diferente. O tratamento é com reposição hormonal de T4 e T3, excisão cirúrgica, quimioterapia e radioterapia3.
2.3 CAUSAS
Os principais causadoresdesta doença autoimune que leva ao hipotireoidismo são chamados alto-anticorpos contra tireoide, as principais são: Anti-tirioperoxidase e anti-tirioglobolina. Também causado pelo seu mau funcionamento.
2.4 RISCOS
O hipotireoidismo altera o ciclo menstrual podendo causar infertilidade. Mesmo que a paciente consiga engravidar, o hipotireoidismo aumenta o risco de aborto4.
Hipotireoidismo causaimpotência sexual em homens, além de causar diminuição da libido e dificuldade em ejacular. Distúrbios mecânicos ou fisiológicos muitas vezes tem relação com antecedentes cirúrgicos como cirurgia vascular, pélvica, retal ou da próstata. Alguns medicamentos e mesmo a ingestão regular de álcool e drogas ilícitas podem provocar a impotência, da mesma forma como concentrações baixas de testosterona no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Hipotireoidismo
  • hipotireoidismo
  • Hipotireoidismo
  • Hipotireoidismo
  • HIPOTIREOIDISMO
  • Hipotireoidismo
  • hipotireoidismo
  • Hipotireoidismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!