Hipotireoidismo congênito

Páginas: 14 (3309 palavras) Publicado: 6 de outubro de 2011
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

CAMPUS ANÍSIO TEIXEIRA

CURSO DE FARMÁCIA

Elizane Oliveira da Silva

Josneri Flôres Britto

Kalesse de Brito Viana

Lucas Oliveira Rodrigues

Ronaldo Alves de Almeida Júnior

Vânia de Santana Lima

Hipotireoidismo Congênito

Vitória da Conquista-Ba

Dezembro/2010

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA

CAMPUS ANÍSIO TEIXEIRA

CURSO DE FARMÁCIAElizane Oliveira da Silva

Josneri Flôres Britto

Kalesse de Brito Viana

Lucas Oliveira Rodrigues

Ronaldo Alves de Almeida Júnior

Vânia de Santana Lima

Hipotireoidismo Congênito

Trabalho apresentado à disciplina Genética Humana e Médica, do curso de graduação em Farmácia da Universidade Federal daBahia, Campus Anísio Teixeira sob a orientação da professora Patrícia Belini Nishiyama.

Vitória da Conquista-Ba

Dezembro/2010

INTRODUÇÃO

A tireóide é uma glândula que produz dois hormônios semelhantes, tiroxina, (T4) e triioditironina (T3), hormônios esses de suma importância na diferenciação celular durante o desenvolvimento e na homeostasia termogênica e metabólica do organismo.Distúrbios nessa glândula ou promovem a hipersecreção de hormônios tireoidianos ou causam a sua destruição e conseqüente deficiência hormonal. A este ultimo denomina-se hipotireoidismo (HARRISON,2008)

O hipotireoidismo é uma patologia decorrente da falta de hormônio da tireóide, sendo o distúrbio mais comum dessa glândula, atinge mais frequentemente as mulheres, e suas causas podem estarrelacionadas ao uso de medicamentos, deficiência de iodo, deficiência de TSH, doenças hipotalâmicas, ao hipotireoidismo congênito, dentre outras.

Sobre o hipotireoidismo congênito pode-se dizer que ocorre em neonatos que não possuem capacidade de quantidades adequadas de hormônios tireoidianos, o que resulta numa redução generalizada dos processos metabólicos. É o que veremos adiante.HIPOTIREOIDISMO

É uma alteração estrutural ou funcional que vem a interferir na produção dos níveis de hormônio da tireóide para menos, tornando os níveis desse hormônio insuficientes. Divide-se em primária ou secundária dependendo se o hipotireoidismo resulta de uma anormalidade intrínseca da tireóide ou é resultado de uma doença hipofísaria(hipotireoidismo central); raramente a insuficiênciahipotalâmica causa o hipotireoidismo terciário. O hipotireoidismo primário é responsável pela grande maioria dos casos. Ele pode ser tireoprivo (Devido à ausência ou perda do parênquima tireoidiano) ou bociogênico (Devido ao aumento do tamanho da tireóide sob influência do TSH) (SBEM,2005).

Com o hipotireoidismo, ocorre redução da atividade metabólica e deposito de glicosaminoglicanos eácido hialurônico na região intersticial, provocando certas manifestações clínicas, que no estágio inicial podem ser inespecíficos: mialgia, artralgia, câimbras, pele seca, dores de cabeça, menorragia, unhas quebradiças, cabelos mais finos, palidez e em alguns casos, macroglossia. Com a cronicidade da doença, evidencia-se edema periférico, constipação, dispnéia e ganho de peso; Em alguns casos, hápresença de edema pericárdico, ascite, audição diminuída, hipertensão diastólica. Em casos de hipotireoidismo primário, nota-se que a baixa concentração de T3 e T4 causa aumento de TRH (galactorréia), estuulando TSH e hipófise; Há manifestações de sintomas psiquiátricos, como depressão, demência, mudança de personalidade e, raramente, franca psicose; Há ocorrência de anemia, em decorrência dacarência de ferro resultante da menorragia, e pela concomitante dficiência de B12; Há também ocorrência de dislipidemia, o que contribui para presença de arterosclerose (SBEM,2005).

As principais etiologias para o hipotireoidismo são: doença auto-imune da tireóide, ou tireoidite de Hashimoto (presença de auto-anticorpos), deficiência de iodo, redução do tecido tireoidiano por iodo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • hipotireoidismo congenito
  • HIPOTIREOIDISMO CONGÊNITO
  • Hipotireoidismo congenito
  • Hipotireoidismo congênito
  • Hipotireoidismo congênito
  • monografia
  • Caso Clínico Neonato
  • Hipotireoidismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!