Hipetrofia

Páginas: 4 (971 palavras) Publicado: 27 de maio de 2013
Introdução
Hipertrofia segundo SANTARÉM, é o aumento no tamanho das fibras musculares devido ao acúmulo de substâncias contráteis, actina e miosina, e de substâncias não contráteis, principalmenteglicogênio e água, no sarcoplasma das fibras musculares.
Os ganhos de massa muscular proveniente do treinamento diferem de indivíduo para indivíduo devido ao potencial individual para odesenvolvimento, estrutura física e composição corporal.
O treinamento com pesos trazem inúmeros benefícios para a aptidão física e para saúde e é recomendado para todas as faixas etárias tanto para crianças,adultos ou para idosos.
Este tipo de treinamento contribui muito para o aumento do volume muscular, aumento da força, da densidade mineral óssea, da flexibilidade e tem também um importante papel namanutenção da taxa metabólica basal ajudando a controlar o peso corporal durante toda vida e mantendo a boa aparência do indivíduo.
O maior estímulo à vascularização, próprio da sobrecarga metabólica,embora extracelular, também contribui para o volume dos músculos. Paralelamente aumenta a resistência, aeróbia ou anaeróbia, dependendo do tipo de esforço envolvido no treinamento. A quantidade deglicogênio pode triplicar nos músculos adequadamente treinados, e considerando-se que por razões de hidratação molecular, cada grama de glicogênio carreia quase três gramas de água, compreende-se ogrande aumento do conteúdo de água intracelular resultante do processo. Por razões diversas, a sobrecarga metabólica anaeróbia associa-se com maior grau de hipertrofia muscular do que a aeróbia. Asmitocôndrias e a vascularização aumentam na sobrecarga metabólica anaeróbia em função da ativação paralela do metabolismo aeróbio. A consistência do músculo aumenta proporcionalmente ao grau de sobrecargametabólica, em função da saturação de glicogênio e água. Este é um processo popularmente definido como "tonificação", mas que na verdade não apresenta aumento do grau de contração em repouso.
Hoje em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • hipetrofia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!