Hipertim sia

368 palavras 2 páginas
Hipertimésia
Sabe-se pouco à cerca da doença, visto que foi diagnósticada recentemente e existem poucos casos.
Deu-se o nome a esta doença de hyperthymesis Hyper (super) e thymesis (lembrar), que vem do grego. As pessoas que sofrem desta doença lembram-se dos promenores todos da sua vida, sem fazerem esforços para recordarem.
Esta doença nada tem a ver com outras doenças de memórias excepcionais, visto que é apenas autobiográficas. É um processo subconsciente.
Esta capacidade de recordarmemórias autobiográficas pode estar relacionada com uma falha nas actividades cerebrais que permite que as pessoas se esqueçam de factos menos importantes, até porque o esquecimento funcional é crucial para o bom funcionamento da memória, se não a acumulação de memórias excessivas podem se tornar num grande fardo para a pessoa em questão, como é referido pela maior parte dos doentes que sofrem de hipertimésia.
Por norma, as pessoas que sofrem desta doença também tendem para ter um comportamento obsessivo compulsivo. Segundo cientistas, o comportamento compulsivo pode reforçar a memória, ao invés de incentivar o arquivamento de e o esquecimento de informações.
Em Novembro de 2013 apenas 25 casos eram descobertos. O primeiro caso a ser descoberto e a ser estudado foi de AJ, pelos investigadores da Unv. da Califórnia. Foram feitos vários testes para tentar saber mais à cerca desta anomalia. Um dos testes que lhe fizeram consistia em pedir para que ela descrevesse a roupa dos coentistas que tinha visto há pouco, mas Aj não conseguiu, mostrando assim que, a sua memória não é fotográfica, mas é selectiva.
AJ descreve as suas recordações como «um filme que nunca pára.» O que é exaustivo para ela.
Uma equipa norte-americana em 2013- Loftus- fez uma experiência com pessoas que sofriam de hipertimésia, de modo a conseguirem testar se estas eram falíveis ao que se chama de falsas memórias. (As falsas memórias são aquelas que nós armazenamos por associação, mas que por vezes nunca

Relacionados