HIPERTENS O PORTA

554 palavras 3 páginas
HIPERTENSÃO PORTA

INTRODUÇÃO

É uma síndrome clínica caracterizada por aumento acentuado da pressão venosa o sistema portal, com conformação de colaterais portossistêmicas (STRAUSS, 2004).
É um sistema sem válvulas, que se inicia nos sinusoídes esplênicos, pancreáticos, intestinais e da vesícula biliar e termina nos sinusóides hepáticos.
A veia porta pela confluência da veia mesentérica superior e da veia esplênica ao nível de L2. Seu comprimento é aproximadamente 6-8 cm de comprimento e diâmetro de 0,8 cm.
A pressão porta é dinâmica e varia com mudanças da postura, pressão intra-abdominal e respiração. Normalmente a pressão na veia porta é baixa, inferior a 10-15 cm de água, porque a resistência dos sinusóides hepáticos é também baixa. Entretando, qualquer causa que dificulte o fluxo sanguíneo no sistema pode ocasionar uma ocasionar uma elevação na pressão venosa portal. Assim, a hipertensão portal é definida como uma pressão no sistema portal acima de 25-30 cm de água quando medida transoperatoriamente ou quando a pressão sinusoidall transmitida a partir da veia hepática é superior a 4 mmHg.

IMPORTÂNCIA
A hipertensão portal é de fundamental importância atual devido ao grande número de condições que podem ocasioná-la, à sua elevada incidência e às suas graves complicações, que são associadas à morbidade e mortalidade expressiva.

ETIOLOGIA
A hipertensão portal quase sempre resulta da onstrução sanguínea no sistema porta. Anatomicamente, o local da obstrução pode ser pré-hepática, hepático ou pós-hepático.
CAUSA MAIS COMUM DE HIPERTENSÃO PORTA: Cirrose hepática.
Em algumas regiões do Brasil, a esquistossomose hepática é ainda a causa mais comum. CLASSIFICAÇÃO

Hipertensão portal por obstrução pré-hepática Possui causas diversas como: sepse , pileflebite, invasão tumoral podem ocasionar trobose das veias portas ou esplênicas. A transformação cavernomatosa da veia porta é devida à trombose desta secundária a processos infecciosos no sistema porta. Compressões

Relacionados