Hipertensão

Páginas: 5 (1004 palavras) Publicado: 23 de fevereiro de 2014
INSTITUTO SUPERIOR DE TEOLOGIA APLICADA – INTA
CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
PATOLOGIA

JOSÉ DIONES LOIOLA GOMES







PRESSÃO ARTERIAL MÉDIA E HIPERTENSÃO











SOBRAL– CE
2013
Visão geral da regulação da pressão arterial e hipertensão.

“De acordo com Johnson, 2000a, a estratégia global do sistema cardiovascular consiste em assegurar a todos os órgãos umapressão de perfusão constante e permitir que cada órgão regule seu próprio fluxo sanguíneo de acordo com as necessidades locais dos tecidos”.
“Os leitos capilares que servem aos diferentes tecidos do corpo achem-se dispostos em paralelo e que, portanto, a força motriz do fluxo sanguíneo, que é a pressão arterial media (PAM), é mesma para todos os tecidos”. (Johnson, 2000a, pag. 176)
“A pressãoarterial média (PAM) só se manterá constante se o débito cardíaco exibir um aumento correspondente. Se débito cardíaco não aumentar proporcional, a redução da resistência vascular num determinado órgão fará diminuir a resistência periférica total, o que por seu turno, diminuirá a pressão arterial média e reduzirá o fluxo sanguíneo em todos os outros órgãos”. (Johnson, 2000a)
Existem sensores queauxiliam a pressão arterial como os barorreceptores, sendo eles receptores de estiramento, que estão localizados no interior das paredes do coração e de diversos vasos sanguíneos. Os barorreceptores nutrem o sistema nervoso central com informações acerca da pressão sanguínea. Quando alongados pela pressão no interior da parede vascular, darão início a potencias de ação nos neurônios sensórias que osinervam. As frequências de disparos de todos os barorreceptores é proporcional à pressão que é exercida sobre eles. (Johnson, 2000a, pag. 177)
“De acordo com Johnson, 2000a, o mais importante controlador a longo prazo da pressão sanguínea é o rim, que desempenha esse papel através de sua capacidade de regular o volume sanguíneo”.
No caso de um aumento na pressão sanguínea, o débito renal deágua e sal aumenta marcadamente acima da ingestão de líquidos, a consequente perda de liquido reduz o volume sanguíneo, e a pressão arterial acaba por se normalizar. Isto ocorre normalmente quando o organismo ainda não necessita de medicamentos, para que ocorra uma regulação normal, deixando seu próprio organismo trabalhar por si próprio.
A Hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta,é doença que atinge cerca de 1/3 da população adulta. Atualmente definida de dois modos: hipertensão primária e hipertensão secundaria. As pessoas que são diagnosticadas com pressão alta, são suscetíveis a sofrer "falhas" no coração, nos rins, no cérebro e, principalmente no sistema circulatório.
A hipertensão primária, é aquela que surge sem causa esclarecida. Podendo atingir 95% dospacientes. Sabe-se que, pode ser causada por múltiplos fatores genéticos e de hábitos de vida. Os mecanismo responsáveis por uma elevação da pressão arterial está relacionado com um aumento de absorção de sal pelos rins, uma rápida resposta dos vasos sanguíneos a estímulos nervosos mediados por neurotransmissores, tendo uma perda de elasticidade das artérias, deixando-as mais rígidas.
Os fatores de riscona hipertensão primária são: Afrodescendência, História familiar, Consumo de Sal, Obesidade, Consumo de álcool, Idade, Colesterol alto, Sedentarismo, Tabagismo, Anticoncepcionais orais.
"De acordo Johnson, 2000a, pag. 183, as estratégias de tratamento da hipertensão indicam a maneira pelo qual se pode manipular a fisiologia básica do controle da pressão sanguínea. Umas dessas estratégiasconsiste em limitar a ingestão de sal e dar ao paciente um medicamento natriurético como a furosemida, que causa excreção tanto de água quanto sal, desse modo diminuindo o volume sanguíneo. Outra estratégia tem sido dar um inibidor cardíaco, como o propranolol, que bloqueia o efeito da norepinefrina sobre o coração e diminui o débito cardíaco".
Já no caso da secundária, ela está relacionada em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Hipertensao
  • hipertensão
  • Hipertensão
  • Hipertensão
  • Hipertensão
  • Hipertensão
  • HIPERTENSÃO
  • HIPERTENSÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!