Hipertensão

Páginas: 15 (3642 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
Introdução

Iremos através deste trabalho apresentar a tamanha importância dos carboidratos, lipídios e proteínas. Alimentos que ajudam a combater a hipertensão, a tamanha importância de comer comidas saudáveis e moderadamente, pois, comendo em excesso pode levar a obesidade e tendo o risco de ter hipertensão, um fator é ligado ao o outro, esse trabalho estamos abordando os riscos que corrempessoas que sofrem de hipertensão, como é uma doença conhecida “inimiga silenciosa” por se desenvolver silenciosamente é bom frequentar o médico 2 vezes no ano em 6 em 6 meses, é uma doença que não tem cura a única forma é tomar remédios adequados e se alimentar de forma mais saudável possível como iremos ver.
Proteínas

As proteínas são substâncias formadas por aminoácidos ligados entre si epresentes em todas as células dos organismos vivos.

Funções das proteínas no organismo
– favorecer o crescimento, manutenção e reparação dos
tecidos do corpo;
– obter energia, quando a quantidade de carboidratos e
lipídios é insuficiente;
– formar enzimas, hormônios e anticorpos (protetores
contra as infecções);
– transportar substâncias orgânicas.

Digestão, absorção e utilização dasproteínas

Para sua utilização pelo organismo, faz-se necessário que as proteínas sejam “quebradas” em pequeninas partes (aminoácidos), o que ocorre quando do processo de digestão. O primeiro passo é a trituração dos alimentos na boca. A seguir, as proteínas começam a ser “quebradas” no estômago e intestino. Completada a digestão, os aminoácidos passam para a corrente sanguínea e são utilizados naformação de tecidos ou outra função. Ressalte-se que o destino dos aminoácidos varia de acordo com as necessidades orgânicas, havendo um equilíbrio dinâmico entre a quebra e a formação de
proteínas.

Necessidades humanas

As necessidades de proteínas no organismo são maiores durante a fase de crescimento: os bebês, crianças e adolescentes precisam de maior quantidade por quilograma de pesodo que os adultos e idosos. Assim, recomenda-se o consumo de pelo menos uma boa fonte de proteínas diariamente, como leite, ovos e carne.

Fontes de proteínas

Fontes de proteínas de origem animal
carnes vermelhas, frango, peixe, leite e derivados, ovos

Fontes de proteínas de origem vegetal
soja, feijão, lentilha, grão de bico, ervilha

As proteínas podem ser de origem animal evegetal. As de origem animal são consideradas de alto valor biológico; as de origem vegetal não têm proteínas de alto valor biológico mas se estiverem presentes na mesma refeição podem tornar-se boa fonte de proteínas. Exemplo: a associação do arroz com o feijão. A soja apresenta grande quantidade de proteínas, maior até que a da carne, mas não possui alguns aminoácidos essenciais em quantidadessuficientes. Tal fato nos leva a recomendar que a pessoa que não ingere nenhuma proteína de origem animal deve combinar muito bem os alimentos, para obter uma alimentação equilibrada.

A soja pode ser uma alternativa
alimentar para as pessoas
que não podem comer carne
ou não gostam dela.

Deficiência de proteínas

As crianças que não consomem proteínas em quantidades adequadas podem ter odesenvolvimento e crescimento comprometidos e adquirir uma forma de desnutrição denominada Kwashiorkor – a qual, extremamente grave, pode levar à morte caso não haja rápida intervenção. A criança desnutrida apresenta-se inchada, com lesões na pele e alterações no cabelo (que se torna quebradiço e mais claro). Essa situação, não freqüente em áreas urbanas, é mais comumente encontrada em áreas rurais e nascrianças que recebem alimentação à base de farinha, açúcar e água – o que lhes dá gordura subcutânea, mascarando o quadro de desnutrição e dificultando o diagnóstico. Desde que identificadas, devem ser levadas imediatamente ao serviço de saúde. Sua melhora dependerá de uma alimentação rica em proteínas. Nos adultos, a deficiência de proteínas pode levar ao emagrecimento e à perda muscular....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Hipertensão
  • Hipertensao
  • hipertensão
  • Hipertensão
  • Hipertensão
  • Hipertensão
  • Hipertensão
  • HIPERTENSÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!