Hipertensão

Páginas: 24 (5812 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2013
ASSOCIAÇÃO CARUARUENSE DE ENSINO SUPERIOR – ASCES






HIPERTENSÃO






Caruaru – PE
2013








HIPERTENSÃO



















Caruaru – PE
2013
Sumário






1. INTRODUÇÃO
O corpo humano é um organismo complexo com inter-relações de sistemas, onde a harmonia deste é essencial para o pleno funcionamento de cada tecido. O sistemacardiovascular, composto pelo coração e vasos sanguíneos, apresenta uma função primordial de transportar metabólitos e catabólitos oriundos da atividade celular de cada sistema, proporcionando assim plena atividade fisiológica (GOLDMAN et al., 2001). Um desequilíbrio na homeostase circulatória pode ocasionar a hipertensão arterial sistêmica, comum nas doenças cardiovasculares. A pressão arterial elevadaprovoca alterações patológicas na vascularização e hipertrofia do ventrículo esquerdo, constituindo a principal causa de acidente vascular encefálico (AVC) (GOLDMAN et al., 2001).
No Brasil existem cerca de 17 milhões de portadores de hipertensão arterial, 35% da população de 40 anos e mais. E esse número é crescente; seu aparecimento está cada vez mais precoce e estima-se que cerca de 4% dascrianças e adolescentes também sejam portadoras. A carga de doenças representada pela morbimortalidade devida à doença é muito alta e por tudo isso a ela é considerada um problema grave de saúde pública no Brasil e no mundo. (BRASIL, 2006)
A hipertensão arterial sistêmica pode resultar em consequências graves a alguns órgãos (coração, cérebro, rins e vasos sanguíneos), além de ser considerado umgrave problema de saúde pública pela sua cronicidade, pelos altos custos com internações, pela incapacitação por invalidez e aposentadoria precoce.(PÉRES et al., 2003; REIS et al., 2000).
Dada à relevância da hipertensão arterial sistêmica e seus aspectos multifatoriais, levantamentos epidemiológicos ao longo dos anos têm sido realizados a fim de determinar a evolução dessa enfermidade bem comode sua origem estabelecendo assim metas para o controle do crescimento disseminado dos casos dessa afecção entre diversas etnias e classes sociais (AMODEO, 2010). Estratégias de saúde pública são necessárias para a abordagem desses fatores relativos a hábitos e estilos de vida que reduzirão o risco de exposição, trazendo benefícios individuais e coletivos para a prevenção da HAS e redução da cargade doenças devida às doenças cardiovasculares em geral. (BRASIL, 2006)
Uma pesquisa realizada de 2008 a 2009 em 100 municípios brasileiros mostrou que não houve diferença na distribuição de hipertensos entre as regiões do Brasil por sexo. A distribuição de idade revelou maiores proporções de hipertensão na faixa etária de 50 a 59 anos, na amostra, a escolaridade se mostrou mais sensível pararevelar diferenças no cuidado de hipertensão do que a classificação econômica (PICCINI, et al. 2011). Os estudos que abrangem a pressão arterial são muitos escassos, por isso são poucas as ações de promoção e prevenção da saúde para a população atingida (PICCINI, et al. 2011).




2. OBJETIVO
Correlacionar os estudos da morfofisiologia básica e saúde, formação humanísticae cientifica com pesquisas relacionadas à hipertensão arterial sistêmica.
3. METODOLOGIA

Tendo como meios de pesquisas banco de dados, artigos, livros, revistas científicas e pesquisas com profissionais da área de saúde.






















4. REVISÃO DE LITERATURA
O coração é um órgão muscularmulticameral, que funciona como uma bomba contrátil propulsora, possuindo átrios e ventrículos, onde em conjunto com as artérias, veias e ramos destes resultam em um sistema de condução complexo, regulando o fluxo sanguíneo de acordo com estímulos intra e/ou extravasculares. Para realizar a sua função, suas paredes são constituídas fundamentalmente de músculos que se contraem expulsando com força o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Hipertensão
  • Hipertensao
  • hipertensão
  • Hipertensão
  • Hipertensão
  • Hipertensão
  • HIPERTENSÃO
  • HIPERTENSÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!