Hipertensão

Páginas: 22 (5467 palavras) Publicado: 31 de março de 2012
SUMÁRIO



Conteúdo


1. INTRODUÇÃO 3


1.1 Hipertensão 3


1.2 Medicamentos anti hipertensivos 5

2. CLASSES E TIPOS DE MEDICAMENTOS 9


2.1 Diurérico 9


2.2 Medicamentos de ação central 11


2.3 Alfabloqueadores 13


2.4 Betabloqueadores 13


2.5 Bloqueadores dos canais de cálcio 15


2.6 Inibidores da enzima de conversão da angiotensina (inibidores da ECA ) 15


2.7 Bloqueadores do receptor AT1 18


2.8 Vasodilatadores diretos 19

3. CONCLUSÃO 20

4. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 21















1. INTRODUÇÃO



1.1 Hipertensão


A hipertensão é um distúrbio comum que, se não for tratado efetivamente, resulta em acentuado aumento da probabilidade de trombose coronariana, acidentes vasculares cerebraise insuficiência renal. Até 1950, aproximadamente, não havia nenhum tratamento eficaz, e o desenvolvimento de drogas anti-hipertensivas, que aumentam sobremaneira a expectativa de vida, representou grande êxito terapêutico, embora pouco celebrado.
Existem poucas causas de hipertensão reconhecíveis e passiveis de tratamento cirúrgico, como o feocromocitoma, os tumores secretores de esteróides docórtex supra-renal, a estenose da artéria renal, etc. Por outro lado, a grande maioria dos casos não envolve nenhum fator etiológico obvio de modo que são classificados com hipertensão essencial (assim denominada pelo fato de, originalmente, a pressão arterial elevada ter sido considerada essencial para manter uma perfusão tecidual adequada). A fisiopatologia esta intimamente relacionada como osrins, resultando em estreitamento da luz das arteríola sistêmicas. A elevação da resistência vascular periférica traz a tona uma variedade de resposta fisiológicas que envolvem o sistema cardiovascular, o sistema nervoso e os rins. Certos círculos viciosos tendem a se estabelecer, e estes fonecem alguns dos alvos para ataque farmacológico.
A figura 1 fornece um resumo dos principais mecanismosfisiológicos que controlam a pressão arterial e mostra os locais de ação de alguns agentes anti-hipertensivos. Os principais sistemas incluem o sistema nervoso simpático, o sistema de renina angiotensina aldosterona e os autacoides derivados do endotélio tonicamente ativos. Umas das maneiras pelas quais o processo primário (que permanece desconhecido) resulta em agravamento progressivo dahipertensão consiste na ocorrência de remodelamento e hipertrofia associadas a proliferação de células musculares lisas na media das artérias de resistência vascular periférica. A atividade dos fatores de crescimento celular ( incluindo angiotensina II) e dos inibidores do crescimento na evolução dessas alterações esta sendo atualmente objeto de grande interesse dos biologistas vasculares sendopotencialmente importante para uso terapêutico de drogas com os ACEIs.
Ao contrario das idéias iniciais de que a hipertensão era “essencial” para manter a vida, sabe-se, hoje em dia, que a redução de pressão arterial melhora acentuadamente a prognósticos de pacientes com hipertensão (isto é, pressões diastólica habituais > 100mmHg). O uso de drogas para controlar a hipertensão leve (que é assintomática),sem produzir efeitos colaterais inaceitáveis, representa, portanto, uma necessidade clinica importante, e muitos esforços foram enviados no planejamento de esquemas terapêutica satisfatório. “ o tratamento envolve medidas não farmacológicas ( por exemplo: aumento dos exercícios, redução do sal da dieta, redução do peso e do consumo e álcool.) seguidas de introdução gradativas de drogas, começandopelas drogas de comprovado beneficio e menor probabilidade de efeitos colaterais.¹


[pic]

Figura 1. Diagrama mostrando os principais mecanismos envolvidos na regulação da pressão arterial (linhas pretas) e os locais de ação dos agentes anti-hipertensivos (linhas azuis). NA = noradrenalina; AI = angiotensina I; AII = angiotensina II; ACE = enzima conversora de angiotensina.¹



1.2...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Hipertensão
  • Hipertensao
  • hipertensão
  • Hipertensão
  • Hipertensão
  • Hipertensão
  • HIPERTENSÃO
  • HIPERTENSÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!