hipertensão e nefrologia

Páginas: 14 (3439 palavras) Publicado: 20 de julho de 2014
EM QUE MEDIDA A ESCALA DE COELHO PODE SER APLICADA ENQUANTO INSTRUMENTO ORIENTADOR PARA A ESCOLHA DE PRIORIZAÇÃO DA VISITA DOMICILIAR DENTRO DO CENÁRIO AMAZÔNICO.

1. PROBLEMA
A predominância da atenção à saúde como um modelo que priorizava a assistência medica curativa e individualizada foi marco na historia do país por décadas. A necessidade da melhoria na qualidade de vida dos indivíduos eda comunidade proporcionou mudanças no modelo de assistencial a partir da reorganização do processo de trabalho e ações de saúde voltadas a atender as necessidades da população (BEZERRA, et al, 2011).
Em 1994 a Estratégia Saúde da Família (ESF) surgiu como uma estratégia de reorientação e reorganização da saúde através da disponibilidade da atenção primária a saúde, pautando-se na relaçãocomplexa sócio-sanitária e cultural dos indivíduos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). (PIRES, 2009).
A Saúde da Família é a estratégia prioritária para reorganização da atenção básica no Brasil, importante tanto na mudança do processo de trabalho quanto na precisão do diagnóstico situacional, alcançada por meio da adscrição de clientela e aproximação da realidade sócio-cultural da população e dapostura pró-ativa desenvolvida pela equipe (BRASIL, 2006).
Este modelo organiza-se a partir de uma equipe multiprofissional que atua no campo território-família-comunidade. Algumas atividades são comuns a todos os profissionais, como: processo de territorialização e mapeamento da área, ações de educação em saúde, planejamento, busca ativa, mobilização quanto à participação da comunidade buscandoefetivar o controle social; outras respeitam as especificidades de cada profissional, de acordo com o campo de atuação e competência (BRASIL, 2006).
A metodologia de trabalho enseja que cada equipe fica responsável pelo acompanhamento de um determinado número de famílias em área geograficamente delimitada. O cadastro das famílias é realizado através do preenchimento da “ficha A” do Sistema deInformação da Atenção Básica (SIAB), pelo profissional Agente Comunitário de Saúde (ACS) que tem por obrigação mantê-las atualizadas (BRASIL, 2006)
A Atenção Domiciliar (AD) faz parte do rol de tecnologias leves da Atenção Primária à Saúde (APS), sendo neste âmbito uma ferramenta de promoção da saúde, de prevenção, e voltada também para pessoas que estão incapacitadas de se locomoverem à UnidadeBásica de Saúde (UBS), temporária ou permanente (SAVASSI, 2012).
Uma das ferramentas importantes no processo de trabalho das equipes da atenção básica é a visita domiciliar (VD). A VD é realizada mensalmente a cada família pelos Agentes Comunitários de Saúde e permite o acompanhamento dos indivíduos e ou grupos prioritários com problemas de saúde controlados ou com dificuldade física de locomoção. AVD é realizada pelos profissionais, a partir de prioridade pré-definida, e contribui para uma abordagem com direcionamento familiar na organização das ações assistenciais. Visitas domiciliares, quando necessárias, devem ser agendadas e realizadas, sempre segundo critérios definidos pela equipe de saúde para o acompanhamento de pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade. (BRASIL, 2006)
AVD passou a ser uma das bases do tripé de ferramentas Atenção Domiciliar, sendo as demais o acolhimento e a abordagem familiar. As três ferramentas, juntamente com a inserção social privilegiada, diferenciam o médico de família (COELHO & SAVASSI, 2004).
Pelos parâmetros nacionais cada Agente Comunitário de Saúde membro da equipe de saúde tem responsabilidade sobre 700 a 900 famílias e ou 2500 a4500 pessoas. (COELHO & SAVASSI, 2004). Sendo a VD importante atividade para a prestação de assistência a saúde do indivíduo, família e comunidade, trouxera consigo um importante dilema: quem visitar primeiro? Como priorizar o atendimento das famílias com maior risco, sem prejudicar a atenção as de menor risco? (COSTA, et al., 2009).
A partir do dilema estabelecido e da demanda imposta as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nefrologia
  • Nefrologia
  • nefrologia
  • Nefrologia
  • nefrologia
  • Nefrologia
  • hipertensao
  • Hipertensão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!