Hipertensão e Diabetes

Páginas: 14 (3305 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
PRESSÃO ARTERIAL
Pressão arterial (PA) é a força que o sangue, quando flui pelas artérias, exerce sobre as mesmas. É medido em milímetros de mercúrio (mmHg) e em 2 fases, chamadas pressão arterial diastólica, sendo a primeira a pressão medida no momento em que o coração se contrai e bombeia o sangue para as artérias (sístole), e a segunda é a pressão medida no momento que o coração relaxa(diástole).
A pressão arterial normal são as pressões sistólicas menores que 140mmHg e pressões diastólicas menores que 90mmHg. A hipertensão arterial, também conhecida como pressão alta, é definida como a elevação de uma ou ambas as pressões arteriais mencionadas anteriormente.
A medida da pressão arterial é feita por um aparelho próprio para este fim, chamado esfigmomanômetro, e deve serregistrada em mmHg (milímetros de mercúrio), por exemplo, 130mmHg por 70mmHg. O diagnostico de hipertensão arterial é feito quando medidas sucessivas de pressão encontram-se acima do normal. Uma medida isolada de pressão acima do normal não é diagnostico de HAS, indicando, contudo, que pode tratar-se de individuo hipertenso, e que outras medidas devem ser tomadas.
O esfigmomanômetro ou aparelho depressão é um dispositivo utilizado por diversos profissionais da área da saúde, como enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, farmacêuticos e nutricionistas. Consiste num sistema para compressão da artéria braquial. É composto por uma bolsa inflável de borracha de formato laminar, a qual é envolvida por uma capa de tecido inelástico (braçadeira, cuff com manguito = bladder) e conectada por um tubode borracha a um manômetro e por outro tubo, que contém uma válvula controlada pelo operador, conectado a uma pêra, que tem a finalidade de insuflar a bolsa pneumática. Usado para medida indireta da pressão arterial. Com o auxílio de um estetoscópio para a ausculta dos sons de Korotkov é possível a verificação tanto da pressão sistólica quanto da pressão diastólica.
A hipertensão arterial é,na maioria dos indivíduos, assintomática, podendo passar despercebida por anos. Por isso é importante a avaliação médica periódica para que se possa fazer o diagnostico, entre outros, de hipertensão arterial. A HAS é conhecida por lesar alguns órgãos, chamados órgãos-alvo, como: olhos, rins, coração e cérebro. No cérebro, a principal causa de acidente vascular cerebral (derrame) é a hipertensãoarterial não tratada, ou tratada irregularmente. No coração, a hipertensão arterial pode favorecer o aparecimento de insuficiência cardíaca, e nos rins, insuficiência renal crônica dialítica.
É importante ressaltar que as lesões nos órgãos alvo também ocorrem, é claro, nos indivíduos assintomáticos e naqueles hipertensos que fazem uso de medicação, mas com pressão mal controlada. Não basta,portanto, ao hipertenso tomar remédio para pressão; há que se fazer uso de tais medicações e checar periodicamente a pressão arterial, a fim de saber se a mesma está controlada.
Mais de 90% dos hipertensos tem a chamada hipertensão essencial, o que quer dizer que não há uma causa ou uma doença especifica que os tenha tornado hipertensos. Somente uma minoria dos indivíduos hipertensos tem o que sechama hipertensão secundaria, onde há uma doença primaria que causou a elevação da pressão arterial ; as principais causas de hipertensão secundaria são insuficiência renal crônica, rins policísticos, doenças nas artérias renais e doenças na glândula supra renal. A hipertensão arterial também pode ser causada por medicamentos, como anticoncepcionais e antiinflamatorios.
Nos indivíduos comhipertensão arterial primaria, há alguns fatores, como obesidade, sedentarismo, fumo e álcool em excesso, que podem agravar os níveis pressóricos e que devem ser evitados.
Tratamento: O objetivo do tratamento é normalizar os níveis pressóricos do paciente a todo custo. Para ser melhor entendido, pode ser dividido em tratamento não farmacológico e farmacológico (medicamentoso).
O tratamento não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Hipertensão e diabetes
  • Hipertensão e diabetes
  • hipertensao e diabetes
  • Hipertensão e diabetes
  • HIPERTENSÃO E O DIABETES
  • hipertensão e diabetes
  • Hipertensão e Diabetes
  • Diabetes e Hipertensão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!