Hipertensão arterial sistêmica:

Páginas: 36 (8824 palavras) Publicado: 28 de junho de 2011
ADRIANA CONCEIÇÃO SANTOS

MARIA LÍGIA RIBEIRO BARBOSA

SUZETE SILVA DOS REIS

HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA:

UMA DOENÇA SILENCIOSA

ITABUNA - BAHIA

2008

ADRIANA CONCEIÇÃO SANTOS

MARIA LÍGIA RIBEIRO BARBOSA

SUZETE SILVA DOS REIS

HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA:

UMA DOENÇA SILENCIOSA

Monografia apresentada ao curso de Graduação do cursode Enfermagem; Faculdade de Tecnologia e Ciências-FTC, como requisito para obtenção de crédito.Orientador(a): Profª. Magali Lavigne

ITABUNA - BAHIA

2008

DEDICATÓRIA

Dedico este trabalho a minha família e aos meus

amigos que, com toda sabedoria, mostraram-me

o caminho dos estudos e, com isso, fizeram da

minha vida em exercício de profunda beleza.

AGRADECIMENTOS

Emprimeiro lugar ao Grandioso Deus, que nos deu sabedoria, saúde e forças para chegar até aqui e que nos abençoou com o sopro da vida. Foi por Ele que chegamos até aqui e é por Ele que seguiremos em frente.

Aos nossos pais que acreditaram em nós, mesmo quando nós mesmos não acreditávamos, que nos deram apoio quando precisávamos, que pegou em nossas mãos e nos guiou quando não mais conseguíamos seguiradiante.

Aos nossos filhos que nos compreenderam quando tivemos que nos ausentar diante de estágios e reuniões, que nos deram carinho mesmo quando nós não tivemos tempo de parar para corresponder, que nos esperaram acabar os trabalhos para podermos brincar com eles.

Aos nossos namorados e esposos que nos apoiaram, incentivaram e tiveram paciência mesmo quando às vezes não tivemos tempo nempaciência para dar-lhes a atenção devida.

Aos nossos professores que nos guiaram e incentivaram até aqui. E a nossa orientadora Magali Lavigne que nos acolheu, orientou e apoiou.

A todos vocês os nossos sinceros agradecimentos.

EPÍGRAFE

Quero um dia, poder dizer às pessoas que

nada foi em vão... que o amor existe,

que vale a pena se doar às amizades e às pessoas,

que a vida ébela sim, e que eu sempre dei o

melhor de mim...e que valeu a pena" (Mário Quintana)

RESUMO

Esta pesquisa tem como objetivo mostrar a população em geral os riscos da HAS e ajudá-los a identificar seus principais sintomas e assim realizar precocemente o tratamento. Oficialmente a HAS é definida como PAS maior que 140mmHg e PAD superior a 90mmHg, durante um período sustentado, com base namedia de 2 ou mais mensurações da PA obtidos em 2 ou mais contatos com o profissional de saúde depois de uma triagem inicial. A hipertensão arterial é por vezes chamada de “assassino silencioso”, por ser uma patologia que afeta as pessoas de maneira silenciosa sem apresentar sintomas.

De acordo com as diretrizes do “VII Joint National Committee” (JNC-VII, EUA), a hipertensão arterial refratária(HAR) ou resistente é definida quando os níveis pressóricos permanecem acima de 140 mmHg para pressão arterial sistólica (PAS) e 90 mmHg para pressão arterial diastólica (PAD), mesmo sob uso de três ou mais classes de anti-hipertensivos em doses plenas, sendo um diurético, a despeito de boa adesão ao tratamento não-farmacológico e farmacológico.(MODULO DE HAR.)

As principais metas para opaciente incluem a compreensão do processo patológico e seu tratamento, participação em um programa de auto cuidado e ausência de complicações. O objetivo do cuidado de enfermagem para pacientes hipertenso focaliza a diminuição e controle da PA sem efeitos adversos e sem custo indevido.

É de grande importância que todos os pacientes concentrem esforços na prevenção, através da adoção de hábitos devida saudáveis, na detecção precoce da doença por meio da medida regular da pressão arterial e, uma vez identificada a doença, o controle adequado, corrigindo ou evitando complicações.

Palavra-chave: hipertensão arterial sistólica e refratária, tratamento, prevenção da hipertensão

ABSTRACT

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

HAS – hipertensão arterial sistêmica

HAR – hipertensão arterial...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Hipertensão Arterial Sistêmica
  • HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTEMICA
  • Hipertensão arterial sistêmica
  • Hipertensão arterial sistemica
  • Hipertensão arterial sistêmica
  • Hipertensão arterial sistêmica
  • A Hipertensão Arterial Sistêmica
  • Diretriz de Hipertensão Arterial Sistemica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!