Hipertençao.

Páginas: 9 (2062 palavras) Publicado: 5 de maio de 2012
Introdução
    A hipertensão arterial atualmente é considerada um fator de risco. Ainda, alguns autores, além de a considerarem fator de risco, a consideram uma doença degenerativa. A hipertensão está presente em cerca de 1/5 da população adulta.
    A hipertensão está ligada a alguns fatores como o aumento do peso corporal, o consumo de bebidas alcoólicas, o estresse e o sedentarismo. Namaioria dos casos a hipertensão se manifesta de maneira silenciosa, e quando não é tratada pode levar a complicações que atingem o sistema cardiovascular, renal e nervoso, ainda pode acarretar aumento do coração, podendo levar à insuficiência cardíaca; produzir a formação de pequenas ampolas (aneurismas) nos vasos cerebrais, aumentando o risco de acidente vascular cerebral; pode provocar oestreitamento dos vasos sanguíneos dos rins, levando em muitos casos a insuficiência renal; e provoca um “endurecimento” mais rápido das artérias do organismo, provocando muitas vezes ataques cardíacos ou lesões arteriais em outros órgãos do organismo.
    Nos indivíduos hipertensos, a pressão do sangue sobre as paredes vasculares encontrar-se aumentada. Esse fenômeno pode causar lesões nas paredes internasdos vasos.
    Atualmente vêm sendo utilizadas diversas formas de prevenção e tratamento para a hipertensão, de forma não medicamentosa e com baixo custo. Um desses meios de prevenção e tratamento é a prática regular de exercícios físicos, o qual resulta em uma série de benefícios para a saúde, além de atuar no controle direto da pressão arterial. Ainda, de forma secundária auxilia no combate deoutros fatores de risco associados à hipertensão, como a diabetes, obesidade e o estresse. É importante ressaltar que só a atividade física não trata a hipertensão, mas auxilia para que os efeitos causados pela pressão alta, sobre o coração e vasos sanguíneos sejam minimizados.
    O objetivo do tratamento da hipertensão é diminuir o risco de doenças cardiovasculares decorrentes dela, o que podeser conseguido através da redução da pressão arterial.
    Atualmente, uma das maneiras bastante difundidas para o combate à hipertensão e controle da pressão arterial é a prática de atividade física aeróbia de baixa intensidade. Ainda é necessário adquirir hábitos de vida mais saudáveis, além de acompanhamento freqüente de profissionais especializados em várias áreas da saúde para aidentificação dos melhores métodos para o tratamento da mesma.
    As atividades aeróbias podem influenciar nos níveis sistólicos e diastólicos da pressão arterial, contribuindo para a estabilidade ou até mesmo a redução e com isso promover uma melhor qualidade de vida aos indivíduos hipertensos.
    A maior dificuldade é fazer com que as pessoas hipertensas se conscientizem que a atividade física éimportante e ajuda no controle da pressão arterial. Para muitos dos hipertensos é mais cômodo e fácil realizar o tratamento medicamentoso, pois o efeito dos medicamentos é mais rápido e perceptível que os efeitos da atividade física.
    Além dos benefícios de natureza mais ampla para saúde e a melhoria da qualidade de vida; vários estudos têm demonstrado que a atividade física é um fator importante naprevenção e no controle de alguns problemas de saúde, quando analisada a partir da perspectiva populacional.
    O exercício físico quando mantido de forma freqüente e regular permite que o corpo humano disponibilize respostas fisiológicas mais consistentes, provenientes das adaptações autonômicas e hemodinâmicas que interferem no sistema cardiovascular do indivíduo, conseqüentemente oferecendomaiores benefícios no controle da pressão arterial.
Hipertensão arterial
    A hipertensão é uma doença com sintomas silenciosos. Estudos indicam que na população brasileira ela ocorre em indivíduos com idade acima de vinte e dois anos, ocasionando um desencadeamento de diversas doenças além da hipertensão. A hipertensão arterial está diretamente relacionada com aposentadorias precoces e custos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • hipertenção
  • Hipertenção
  • hipertenção
  • Hipertenção
  • Hipertenção
  • Hipertenção
  • Hipertenção
  • Hipertenção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!