HIPERDIA

Páginas: 10 (2415 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014

FACULDADE CIÊNCIAS MÉDICAS DA BAHIA
ENFERMAGEM









Olga Mello






HIPERDIA









Porto Seguro/BA
2014 2


Olga Mello





















HIPERDIA
Trabalho apresentada ao Curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas de Porto Seguro, comorequisito para a disciplina de Saúde coletiva.




Porto Seguro/BA
2014 3

SUMÁRIO
1- INTRODUÇÃO...........................................................................................................04
2- DIABETES MELLITUS E HIPERTENSÃO...........................................................05
2.1 DIABETES MELLITUS EHIPERTENSÃO.....................................................06
3- PROGRAMA HIPERDIA..........................................................................................07
3.1 PROGRAMA HIPERDIA....................................................................................08
4- CONCLUSÃO.............................................................................................................09
5-REFERÊNCIAS..........................................................................................................10


1-INTRODUÇÃO
Um dos maiores desafios do século XXI para os serviços de saúde é o enfrentamento das doenças crônicas não transmissíveis, cada vez mais frequentes, e causa comum de incapacidade.
As doenças cardiovasculares constituem a principal causa de morbimortalidade na população brasileira. Não háuma causa única para estas doenças, mas vários fatores de risco que aumentam a probabilidade de sua ocorrência. A Hipertensão arterial sistêmica e o Diabetes mellitus representam dois dos principais fatores de risco, contribuindo decisivamente para o agravamento deste cenário em nível nacional.
Estas doenças levam, com frequência, à invalidez parcial ou total do indivíduo, com graves repercussõespara o paciente, sua família e a sociedade. Quando diagnosticadas precocemente, estas doenças são bastante sensíveis, oferecendo múltiplas chances de evitar complicações; quando não, retardam a progressão das já existentes e as perdas delas resultantes.
Investir na prevenção e decisivo não só para garantir a qualidade de vida como também para evitar a hospitalização e os consequentes gastos,principalmente quando considera-se o alto grau de sofisticação tecnológica da medicina moderna.
Visando um acompanhamento constante, e devido ao aumento dos agravos em pacientes portadores de doenças cardiovasculares, foi criado em 2002, um Plano de Reorganização da Atenção à HAS e DM, denominado Hiperdia. Este programa objetiva atacar a fundo estes agravos, estabelecendo metas e diretrizes paraampliar ações de prevenção, diagnóstico, tratamento e controle dessas patologias, através da reorganização do trabalho de atenção à saúde, das unidades da rede básica dos Serviços de Saúde. O bom relacionamento entre a equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) e os pacientes cadastrados nesta, irá de maneira expressiva, melhorar o funcionamento deste programa.
O apoio educacional tem umimpacto impressionante sobre o comportamento das pessoas com DM e HIS, sua evolução de saúde, assim como, nos custos de atendimento à saúde em diabetes e hipertensão, uma vez que, estudos mostraram que as mudanças no estilo de vida através da educação continuada dos diabéticos e hipertensos resultam em redução de peso, melhor controle glicêmico, da pressão arterial e lipídeos, e consequentemente,reduzem os riscos cardiovasculares. Nesse sentido, vários autores apontam o suporte educativo como o caminho para a obtenção de melhor controle glicêmico e hipertenso sendo reconhecido como parte integrante da terapêutica. É nesse aspecto que os profissionais de enfermagem tem papel fundamental. Para tanto o conhecimento da funcionalidade do programa se faz necessário. 5
2-DIABETES MELLITUS E...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Hiperdia
  • Hiperdia
  • Hiperdia
  • Hiperdia
  • Hiperdia
  • Hiperdia
  • Hiperdia
  • Hiperdia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!