Hiperbilirrubinemia atuação fonoaudiológica

Páginas: 7 (1731 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2013
Hiperbilirrubinemia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bilirrubina

Conceito e Introdução
A bilirrubina ou hematoidina é uma substância amarelada encontrada na bile, que permanece no plasma sanguíneo até ser eliminada na urina. Como isso acontece? Os glóbulos vermelhos velhos, danificados ou anormais, são extraídos da circulação principalmente pelo baço, durante este processo a hemoglobinatranforma-se num pigmento amarelo chamado bilirrubina, esta chega ao fígado através da circulação e ali é quimicamente alterada para depois ser excretada para o intestino como um componente da bílis. Quanto mais hemoglobina eliminada na urina, mais amarela ela se torna. Os níveis séricos da bilirrubina indireta são determinados pela velocidade de produção e pela velocidade de remoção dessa bilirrubinada circulação. A hiperbilirrubimenia é uma concentração anormalmente alta de bilirrubinea no sangue, um excesso de bilirrubina, Um aumento dos níveis de bilirrubina sérica e ela pode indicar problemas  no fígado, baço, nos rins ou na vesícula biliar.
A bilirrubina nos Recem-nascidos e Ictericia
Na maioria dos recém-nascidos a concentração de bilirrubina no sangue normalmente aumenta de formatransitória durante os primeiros dias posteriores ao nascimento, motivo pelo qual a pele esta amarelada (icterícia). Nos adultos as bactérias que normalmente se encontram no intestino destroem a bilirrubina, mas o recém-nascido carece destas bactérias e, portanto, grande quantidade de bilirrubina excreta-se nas fezes, adiquirindo uma cor amarelada intensa. No entanto, o recém-nascido também conta comuma enzima no intestino que pode alterar parte da bilirrubina e lhe permite que seja reabsorvida e passe ao sangue, contribuindo para o desenvolvivemento da icterícia, que avança a cabeça aos pes, normalmente desaparecendo no fim da primeira semana.
Icterícia é uma síndrome caracterizada pela coloração amarelada de pele e mucosas devido a uma acumulação de bilirrubina no organismo(hiperbilirrubinemia), e é um sintoma de grande importância pois indica a manifestação visível de uma doença, seja ela no fígado ou não, ocorrendo amarelamento dos olhos e pele, podendo ser acompanhada de colúria (urina escurecida), sendo causada por uma anormalidade no metabolismo da bilirrubina. Aproximadamente 60% dos recém nascidos apresentam icterícia
Causas
(foram encontradas diferentes teorias sobreas causas)
1-Podemos diferenciar as causas da hiperbilirrubinemia de acordo com o tipo de bilirrubina aumentada:
Bilirrubina não-conjugada pode ser causada por: aumento da produção de bilirrubina, Ex, hemólise, destruição de hematomas, eritropoese ineficaz, eritropatias. Ou redução da conjugação, Ex, jejum, síndrome de gilbert, síndrome de crigler-najjar (deficiência genetica completa da enzimaque faz a conjugação ou transformação química da bilirrubina, fazendo com que o acumulo de bilirrubina seja tanto que penetre no cérebro causando uma patologia cerebral chamada Kernicterus, que pode levara morte)
Bilirrubina conjugada pode ser causada por: doenças do fígado (hepatites, doença colestática, distúrbios do metabolismo, síndrome de rotor, colestase benigna, colestase da gravidez)ou doenças extra-hepáticas (doença do trato biliar, tumores, doença pancreática, carcinomas)
2- A hiperbilirrubinemia pode dever-se a uma sobrepodrução de bilirrubina, a uma excreção insuficiente da mesma ou ambos os motivos. Pode ainda ser causada em recém-nascidos que são alimentados pelo leite materno, por uma doença chamada icterícia do leite materno, onde um fator presente no leite maternoinibe a conjugação de bilirrubina, provavelmente um esteroide, atingindo 1% dos lactentes. Não se conhecendo a razão exata da icterícia.
3- A icterícia própria do RN ou icterícia fisiológica, é geralmente benigna e admite varias hipóteses: aumento da produção de bilirrubina, diminuição da função hepática, deficiência das enzimas transitórias.
Complicaçoes gerais e Fonoaudiologicas
A questão da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Atuação fonoaudiológica na escola*
  • Atuação fonoaudiológica na radiodifusão
  • Atuação-fonoaudiológica-em-escolas-
  • Atuação fonoaudiológica nas dtms em pacientes oncológicos
  • Correlação dos campos de atuação fonoaudiologica x tipos de acidentes
  • ATUAÇÃO FONOAUDIOLÓGICA NA DISFAGIA MECÂNICA EM PACIENTES SUBMETIDOS À GLOSSECTOMIA TOTAL
  • Hiperbilirrubinemia
  • Hiperbilirrubinemia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!