hiperatividade

Páginas: 11 (2685 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
FIT – Faculdade Integração Tietê (Uniesp)
PEDAGOGIA

A Criança Hiperativa e o seu Desenvolvimento Escolar

Evelyn Schumekel Venancio
Marina Silveira de Oliveira


Tietê
2014


Resumo

1 Introdução:
Sabendo que a hiperatividade está atingindo de 8% a 12% das crianças e, nos últimos anos, muitos pais e professores estão tendo dificuldades com estas crianças o presente trabalhovai mostrar como se deve comportar diante dessa dificuldade ajudando a esclarecer dúvidas de como trabalhar o desenvolvimento da criança hiperativa na escola e com isso ajudar a descobrir se a criança hiperativa tem o mesmo desenvolvimento e aprendizagem que as outras crianças.
 A presente pesquisa vai procurar esclarecer e orientar a todos que de certa maneira se encontram envolvidos com aproblemática do Transtorno do Desenvolvimento de Atenção com Hiperatividade: pais, educadores, familiares, entre outros. 
Com isso será abordado em um contexto geral às principais dificuldades que as crianças hiperativas enfrentam na escola e também no seu dia a dia, as principais atividades que tem que se trabalhar com alunos hiperativos e também qual o papel do professor na vida desta criança. Osprincipais autores que darão sustentação á pesquisa são Topczewski,Goldstein,Maggie Jones e Salomão
O artigo vai abordar a hiperatividade, e as principais características,causa,diagnostico e tratamento, e o ponto principal é mostra como surgiu à hiperatividade, pois ainda não se tem a causa definida.

2. Compreendendo o TDAH

O TDAH foi estudado pela primeira vez em 1902 por George Still pediatrainglês que realizou um estudo com diversas crianças que apresentavam alteração no comportamento, tais alterações não se relacionam com o TDAH de hoje, muitas crianças com lesões celebrais, deficiência mental e crianças epiléticas eram confundidas com as crianças hiperativas.Mas os estudos de Still ajudou a diagnosticar o TDAH ( Transtorno de Deficit de Atenção Hiperativiade).
No decorrer dos anosa hiperatividade teve vários nomes como:síndrome da criança hiperativa,reação hipercinética da infância, disfunção cerebral mínima e por fim transtorno de déficit de atenção com ou sem hiperatividade.
Mas foi no ano de 1980 que o nome TDAH se oficializou e em 1994 que passou a se chamar Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade. E Por isso que a partir de 1994 que começou os diversosestudos com o TDAH.
A hiperatividade segundo Goldstein (1994) é um transtorno psiquiátrico mais comum na infância e na adolescência, sendo também um transtorno neurobiológico que tem causa ainda desconhecida, mas com forte participação genética aparecendo na infância e acompanhando o indivíduo pela vida toda.
A hiperatividade não é um transtorno de aprendizagem, mas seus sintomas, que são adesatenção e a impulsividade, trazem grande impacto na vida acadêmica da criança.
Este transtorno psiquiátrico vem atingindo cerca de 8% a 12% das crianças no mundo, mas nos últimos anos vem se tornando uma justificativa freqüente para o fracasso escolar; os docentes e pais de crianças com hiperatividade se vêem satisfeitos com o diagnóstico feito pelo médico e recorrem ao remédio sendo ele o únicomeio de controlar o “aluno problema”.
A hiperatividade afeta, mas indivíduos do sexo masculino sendo que nos meninos os sintomas da hiperatividade e impulsividade são mais intensos que nas meninas,por que os meninos tem uma pré disposição a ser mais agitado e com isso acaba incomodando mais os adultos.
Pesquisas apontam que os indivíduos com problemas familiares ou psicológicos podem ter oagravamento do quadro do Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), mas não são esses problemas os causadores deste transtorno.

A criança hiperativa representa um enorme desafio para pais e professores. As pesquisas sugerem que a hiperatividade pode ser o problema mais persistente e comum na infância. É persistente ou crônico por que não há cura e muitos problemas apresentados pela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • hiperatividade
  • hiperatividade
  • Hiperatividade
  • Hiperatividade
  • Hiperatividade
  • Hiperatividade
  • Hiperatividade
  • Hiperatividade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!