Hip Hop Ed.Fisica

Páginas: 5 (1232 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
· Beat Box
O termo beatbox (que, a partir do inglês, significa, literalmente, "caixa de batida") refere-se à percussão vocal do hip-hop. Consiste na arte em reproduzir sons de bateria com a voz, boca e cavidade nasal. Também envolve o canto, imitação vocal de efeitos de DJs, simulação de cornetas, cordas e outros instrumentos musicais, além de outros efeitos sonoros. Muitos autoresconsideram o rapper norte-americano Doug E. Fresh como o grande pioneiro dessa arte. Porém, pesquisas recentes apontam para o compositor, músico e cantor brasileiro Marcos Valle como inventor da beatbox. Em 1973, Valle gravou, para seu LP "Previsão do tempo", a faixa "Mentira", na qual ele emula uma bateria com sua voz e, dessa forma, executa um padrão rítmico e uma virada. Numa entrevista de 2008para o pesquisador acadêmico Alexei Michailowsky, Valle revelou grande surpresa ao saber que era um dos pioneiros da beatbox. Relembrando a gravação da faixa, ele afirmou que a ideia surgiu ao acaso, como uma mera experiência, lhe agradou e foi incorporada à gravação final.
· Break dance
Break Dance (B-boying, Popping e Locking), por convenção, chama-se todas essas danças de Break Dance.Apesar de terem a mesma origem, são de lugares distintos e por isso apresentam influências das mais variadas. Desde o início da década de 1960, quando a onda de música negra assolou os Estados Unidos, a população das grandes cidades sentia uma maior proximidade com estes artistas, principalmente por sua maneira verdadeira de demonstrar a alma em suas canções. As gangues da época usavam o break paradisputar território: a gangue que se destacava era a que comandava o território.

· Grafite
Expressão plástica, o grafite representa desenhos, apelidos ou mensagens sobre qualquer assunto, feitas com spray, rolinho e pincel em muros ou paredes. Sendo considerado por muitos uma forma de arte e é usado por muitos como forma de expressão e denúncia. Apenas no Brasil, o ato de "pichar" édiferente do ato de "grafitar", nos Estados Unidos, por exemplo, onde o grafite surgiu, existe um nome para a modalidade "pichação" que é conhecido como "tag".
STREET DANCE
A dança de rua tornou-se popular no Estado de São Paulo em meados da década de 1980. As primeiras manifestações ocorreram na capital paulista, nos arredores de estações de metrô no centro da cidade. O principal local queagrupava os interessados nessa manifestação sociocultural era a Estação São Bento, devido ao amplo espaço externo no formato de “concha acústica” e pavimentação em mármore, o que facilitava tanto a acústica para a música rap (sigla para rhythm and poetry – ritmo e poesia) quanto a movimentação no solo para a dança dos B boys (dançarinos de street dance). Nesse sentido, houve uma rápida associação entreo movimento hip-hop, cuja origem foi Nova Iorque, nos EuA, e sua repercussão inicial em São Paulo e, posteriormente, em todo o Brasil.

Na década de 1980, os passos de dança realizados nas ruas acompanhavam o ritmo da música rap. O estilo de vida dos negros norte-americanos passou a repercutir na mídia com mais impacto, com uma atitude agressiva que revelava contradições na estrutura social dosEstados Unidos. O interesse mundial pela cultura norte-americana e a exploração desse elemento cultural pela mídia eclodiu na popularização do movimento hip-hop no início do século XXI. A dança de rua ou streetdance tornou-se quase um modismo, parecendo uma prática desvinculada de seu próprio processo histórico.
Ao longo desse processo houve certa confusão entre a “cultura de rua”, da qual nãose tem controle, e o movimento hip-hop, que consiste em um conjunto de elementos culturais articulados entre si de forma intencional.
Assim como os demais elementos que compõem o hip-hop, o streetdance apresenta diferentes estilos que se mesclam. No Brasil, a população negra do estado de São Paulo foi pioneira na popularização desse movimento, ainda no início dos anos 1980. O termo mais popular...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Hip hop
  • HIP HOP
  • Hip Hop
  • Hip Hop
  • Hip hop
  • Hip Hop
  • Hip Hop
  • Hip Hop

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!