HIPÓTESES DO MODELO DE MM

Páginas: 6 (1411 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
HIPÓTESES DO MODELO DE MM
A configuração do modelo de Modigliani e Miller é ditada por um conjunto de hipóteses restritivas, basicamente as mesmas adotadas no desenvolvimento da teoria convencional no contexto de um mercado de capitais eficiente. Os pressupostos básicos que assentam a teoria MM são destacados a seguir:
a) não há Imposto de Renda;
b) não há custo de falência (distress cost).Com isso, o custo de capital de terceiros não se altera diante de níveis mais elevados de endividamento;
c) é possível aos investidores realizarem a arbitragem no mercado. Para tanto, são capazes de captar no mercado financeiro a mesma taxa de juros das empresas.
A hipótese da inexistência de Imposto de Renda será abandonada ao se tratar da teoria de MM num mundo com impostos. O processo dearbitragem de mercado é cada vez mais possível no ambiente financeiro atual, pela presença destacada de grandes investidores operando no mercado de ações, tais como fundos de investimentos, fundos de pensão, carteiras de instituições financeiras etc. Esses investidores são capazes de alavancar suas carteiras com recursos de terceiros captados a taxas de juros compatíveis com as das grandes empresas.Pela importância desse conceito, um exemplo ilustrativo é desenvolvido a seguir.
O problema maior das hipóteses assumidas por MM, cujas discussões se estendem até o momento atual, é com relação ao pressuposto de inexistência dos custos de falência nas decisões de endividamento. Uma teoria vem sendo desenvolvida (teoria de agency) visando melhor explicar os custos de falência, incorporando-os naavaliação de investimentos.
Alavancagem caseira
Modigliani e Miller apresentaram uma situação ilustrativa bastante simples para demonstrar a igualdade de valor de empresas alavancadas e não alavancadas. Sendo possível aos investidores captarem a mesma taxa de juros que as empresas, poderiam eles construírem uma alavancagem caseira, formando uma estrutura de capital semelhante à da empresaalavancada. Com isso, incorporariam aos seus ganhos pessoais os efeitos de uma alavancagem financeira favorável presentes nas empresas com dívidas. Com esse portfólio de recursos, passariam então a adquirir ações de empresas capitalizadas mais baratas, porém com o mesmo desempenho operacional (mesmo resultado operacional) das empresas alavancadas. A maior demanda pelas ações de empresas capitalizadas fazcom que seu preço de mercado se valorize até atingir o mesmo valor da empresa capitalizada. Os ganhos da alavancagem são explorados pelos investidores até a situação descrita em que o valor das duas empresas (alavancada e capitalizada) sejam idênticos.
O que é alavancagem caseira?
Considere um exemplo, no qual descreve uma empresa que se financia exclusivamente por capital próprio. O ativo total,igual o patrimônio líquido, totaliza $ 10.000,00, e o lucro atinge $ 1.400,00. Supõe-se, de acordo com a hipótese do modelo de MM, a inexistência de IR. Admita que a empresa possua 800 ações emitidas.
Considere, a seguir, que a empresa esteja avaliando uma modificação em sua composição de financiamento, prevendo uma maior alavancagem financeira de seus negócios. A ideia é substituir 40% dosrecursos próprios por dívidas, a um custo de 10% ao ano. Com isso, financia 60% de seus ativos com patrimônio líquido e 40% com dívidas. O resultado líquido calculado para uma empresa nesta estrutura (sempre considerando, segundo MM, a inexistência de IR) é de $ 1.000,00.
Resumindo, têm-se as seguintes informações da empresa:

Estrutura atual
PL = 100%
Estrutura proposta
PL = 60% e P = 40%Ativo total
$ 10.000,00
$ 10.000,00
Patrimônio líquido
$ 10.000,00
$ 6.000,00
Dívidas
-
$ 4.000,00
Resultado operacional
$ 1.400,00
$ 1.400,00
Resultado líquido
$ 1.400,00
$ 1.000,00
Número de ações
800
480
Lucro por ação (LPA)
$ 1,75
$ 2,08

O valor da ação é: $ 10.000,00/800 ações = $ 12,50/ação. A nova dívida de $ 4.000,00 permite que sejam adquiridas: $ 4.000,00/$ 12,50 =...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Modelo de problema e hipótese para TCC
  • Hipóteses do modelo keynesiano
  • O MM
  • Mm
  • Mm
  • Hipóteses
  • hipoteses
  • hipoteses

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!