Hingienização

816 palavras 4 páginas
Métodos de higienização ambiental, utensílios e equipamentos Os alimentos podem ser contaminados por contato com superfícies e equipamentos que não estão suficientemente limpos. Microorganismos patogênicos podem se multiplicar em partículas de alimentos de utensílios que não estão adequadamente lavados. È necessário à limpeza adequada dos equipamentos, utensílios e do ambiente, pois o alimento durante a manipulação entra sempre em contato com a mão do homem.
Alguns métodos são utilizados na higiene ambiental, são eles:


Utensílios e peças de equipamentos (método físico)

- Lavar bem com água e sabão;
- Enxaguar bem em água corrente;
- Imersão em água fervente por 15 minutos.
Caso não seja possível a desinfecção por calor, deve-se proceder por métodos químicos, seguindo indicação da Organização Mundial de saúde (OMS).
A OMS recomenda a utilização do cloro, pois possui condições adequadas: agente fungicida e bactericida, e quando usado nas concentrações adequadas é de baixa toxicidade. 

Utensílios, peças de equipamentos, bancadas, pisos, paredes, câmeras e ralos
(método químico)

- Lavar bem com água e sabão;
- Enxaguar bem em água corrente (preferencialmente quente);
- Imergir ou banhar por 2 minutos em água clorada a 250ppm.
Depois de lavados, deve-se secar ao ar, em local adequado a fim de evitar a recontaminação. A higiene poderá ser feita em apenas uma operação, no caso de se utilizar detergentes que possuem cloro em sua composição química. Nesse caso, ao aplicar o produto, deixar agir por 10 minutos, em seguida enxaguar bem em água corrente. (SILVA
JÚNIOR, 1995)
Higiene dos alimentos
Segundo Silva Júnior (1995), a higiene dos alimentos se caracteriza pelos processos, nos quais os alimentos tornam-se higienicamente adequado ao consumo. Para isso utilizam-se técnicas de calor ou frio, além das técnicas de limpeza e desinfecção.
Higienização correta dos vegetais, legumes e frutas:





Preparar um local próprio

Relacionados

  • Projeto Brinquedos e brincadeiras
    1935 palavras | 8 páginas
  • Crack
    1970 palavras | 8 páginas