hinduismo

Páginas: 2 (413 palavras) Publicado: 20 de novembro de 2014
A Questão Racial, parece um desafio do presente, mas trata-se de algo que existe desde há muito tempo. Modifica-se ao acaso das situações, das formas de sociabilidade e dos jogos das forças sociais,mas reitera-se continuamente, modificada, mas persistente. Esse é o enigma com o qual se defrontam uns e outros, intolerantes e tolerantes, discriminados e preconceituosos, segregados e arrogantes,subordinados e dominantes, em todo o mundo. Mais do que tudo isso, a questão racial revela, de forma particularmente evidente, nuançada e estridente, como funciona a fábrica da sociedade, compreendendoidentidade e alteridade, diversidade e desigualdade, cooperação e hierarquização, dominação e alienação.
Em certa medida, o debate relativo ao "choque de civilizações" implica xenofobia, etnicismoe racismo. Ao hierarquizar as "civilizações", hierarquizando também povos, nações, nacionalidades e etnias, é evidente que se promove a classificação, entre positiva, negativa, neutra ou indefinida,de uns e de outros. Quando classificamos as "civilizações contemporâneas" em chinesa, japonesa, hindu, islâmica, ocidental e latino-americana, está, simultaneamente, estabelecendo alguma relação entreetnia, ou raça, e cultura, ou civilização; uma relação cientificamente insustentável, mesmo quando dissimulada. Essa é, obviamente, uma implicação da "teoria", ao priorizar a "civilização ocidental",por sua escala de "modernização", "tecnificação", "produtividade", "prosperidade", "lucratividade". Aliás, esse contrabando etnicista, xenófobo ou racista está presente em diferentes pensadoresempenhados em "explicar" o mundo em termos de "modernização", "racionalização", "tecnificação" e outros emblemas ideológicos do “ocidentalismo”.
No caso dos hindus as complexas regras que controlam ocontato social entre as castas eram muito rígidas; mas a Constituição indiana, que entrou em vigor em 1947, introduziu certas medidas para banir a discriminação por casta. Como não basta mudar a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • hinduísmo
  • Hinduísmo
  • Hinduismo
  • Hinduismo
  • Hinduísmo
  • Hinduismo
  • Hinduísmo
  • hinduismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!