hinduismo

Páginas: 3 (722 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014
Hinduísmo, mais do que uma simples religião, é um complexo conjunto de doutrinas e práticas religiosas que surgiram na Índia cerca de 4.000 anos atrás. Em sânscrito a palavra hinduísmo escreve-se"sanatana dharma", que significa "a lei permanente". As estimativas falam entre 650 milhões e 750 milhões de adeptos dessa religião no mundo.

A base do hinduísmo está nos chamados Quatro LivrosSagrados dos Vedas (Rigveda, Samaveda, Yajurveda e Artharvaveda). O conhecimento que deu origem a esses livros possivelmente veio pela tradição oral e, talvez, até mesmo pela pintura. No século 10, foramcompilados por vários estudiosos e religiosos.

Acredita-se que a origem dos Vedas, um povo ário, seja indo-européia. Esse grupo teria chegado à região dos rios Indo e Ganges por volta de 1.500a.C. e lá se estabelecido de forma definitiva, com sua vasta cultura religiosa.

O hinduísmo é uma das primeiras religiões a ter como fundamento a crença na reencarnação e no carma, bem como na lei deação e reação --que milhares de anos depois, no século 19, seria encampada pelo espiritismo (só que, esta, uma religião "positivista"). Para os hindus, tudo reencarna. Não só pessoas, mas animaistambém. Um homem pode reencarnar num animal, inclusive, segundo a religião. Pode ser uma forma de punição ou de purificação, diz a teoria.

Assim como o islamismo (atualmente) e o cristianismo (entreos séculos 14 e parte do 19), o hinduísmo também ganhou status de ordem política, já que essa religião ensina que a lei (dharma) criou os humanos e a própria natureza sob um sistema de castas. Cadaindivíduo pertence à casta que merece. Quanto mais alta a casta, em tese, maior evolução espiritual a pessoa tem.

O advento e estabilização da democracia na Índia a partir do século 20 (e, porconseqüência, o maior poder de questionamento intelectual da sociedade) têm gerado bastante desconforto social em relação a dogmas como esse das castas.

De forma geral, o hinduísmo não busca a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • hinduismo
  • hinduísmo
  • Hinduísmo
  • Hinduismo
  • Hinduismo
  • Hinduísmo
  • Hinduismo
  • Hinduísmo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!