Hinduísmo

Páginas: 2 (467 palavras) Publicado: 3 de abril de 2014
Hinduísmo
“Hinduísmo é por sua vez uma reação popular contra o rigor metafísico do budismo. Retornam os mitos, as ceitas religiosas e a especulações dos sábios (darshanas). A influência humanitáriado cristianismo não deixa de marcar sua presença neste movimento religioso (Râmakrisna), que ainda evoluindo sob a influência das correntes filosóficas ocidentais (racionalismo, existencialismo,socialismo...).” (PIAZZA, 2005, Religiões da Humanidade, 4 ed. pg. 244).
“Como o nome indica, o induismo apresenta-se como um movimento religioso tipicamente hindu que só se explica dentro da realidadegeográfica, historica e mistica da ìndia e, por isso mesmo, não oferece uma perspectiva universalista.” (PIAZZA, 2005, Religiões da Humanidade, 4 ed. pg. 246).
“CARACTERÍSTICAS DO HINDUÍSMO – Portudo isto o hinduísmo não pode ser considerado uma religião, no sentido de que tenha um fundador determinado, dógmas específicos e liturgias estruturadas... Trata-se antes, de uma atitude do povoindiano perantes os problemas existenciais, a qual, segundo as circunstancias, podem assumir as mais diversas formas.” (PIAZZA, 2005, Religiões da Humanidade, 4 ed. pg. 247).
“Hinduísmo é mais um molho ouconjunto de religiões que uma religião propriamente dita.”(SANTIDRIAN, 1996, Dicionário básico das religiões. 3 ed.).
A principal religião da Índia é o Hinduísmo, onde se concentra a maior quantidadede hindus, sendo uma religião ampla que une vários tipos de crenças, e também constitui um sistema social, onde a sociedade é dividida em diferentes Castas.
As Castas são grupos de pessoas efamílias que se diferenciam de acordo com a posição social que cada um, como por exemplo, quem tem mais privilégios, deveres e o papel ocupado dentro da sociedade. Para os hindus, quando um homem muda deCasta é considerado uma grande ofensa à religião, já as mulheres podem mudar quando se casam.
Essa religião não é como as outras, que acreditam em apenas “uma verdade religiosa” e um único Deus, é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • hinduismo
  • hinduísmo
  • Hinduísmo
  • Hinduismo
  • Hinduismo
  • Hinduísmo
  • Hinduismo
  • hinduismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!