Hinduísmo

Páginas: 7 (1661 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2012
Colégio Estadual ....................




Hinduísmo
Foto da religião


Nome:
Turma:
Porto Alegre, 00 de ........ de

HINDUÍSMO







Origem: Índia. A mais antiga das religiões. Seus seguidores o chamam de religião eterna.

Filosofia: Os objetivos da vida de um hindu são quatro: a) Kama: os prazeres psico-físicos; b) Arta: conseguir os meios materiais para o sustentode si e dos que dependem dele; c) Dharma: a observância da lei; d) Moksa: a libertação final das reencarnações.
Transmigração das Almas – as almas são eternas e passam de uma vida para outra, numa sequência que pode incluir a queda para estágios inferiores. O novo modo de existência depende das atitudes boas ou más da existência anterior.
Caminho da Salvação – existem basicamente três caminhospara se chegar à libertação definitiva: o caminho da ação desinteressada, o caminho da contemplação amorosa e o caminho do conhecimento do absoluto.
O banho purificador no Rio Ganges, ao nascer do sol.
O respeito por todos os animais, particularmente a vaca, o macaco e a serpente, considerados sagrados, porque de preferência é neles que a divindade costuma-se manifestar. A vaca é consagrada àdeusa do amor e é símbolo da maternidade.

Crença: Acreditam que o universo é uma grande esfera dentro da qual existem céus concêntricos, infernos, oceanos, continentes e que a Índia é o centro desta esfera. A vida humana é cíclica: depois de morrer, a alma deixa o corpo e renasce em outra pessoa, animal, vegetal ou mineral. A qualidade da reencarnação vem determinada pelo carma.
São várias asdivindades, estabelecem Brahma como o deus principal e o princípio criador.
Agni é o pai dos homens, deus do fogo e do lar.
Indra rege a guerra.
Varuna é o deus supremo, rei do universo, dos deuses e dos homens.
Ushas é a deusa da aurora.
Surya e Vishnu, regentes do sol.

Shiva, da tempestade.




O ser humano pode garantir a amizade dos deuses através de atos apropriados (ritos). Umdeus pode se transformar em um inimigo, ciumento e raivoso, se o ser humano não cuidar de fazer dele um aliado.

Livro: Os Vedas. Dividi-se em dois grandes blocos: Sruti (conhecimento) e Smriti (trabalho).



Fundador: Não se conhece nenhum fundador humano. Seus estudiosos o definem como “religião sem começo e sem idade”. O Hinduísmo, na verdade, se compõem de toda uma intersecção devalores, filosofias e crenças, derivadas de diferentes povos e culturas.

Ritos: Todos os atos da vida de um hindu são revestidos de um caráter sagrado. Em cerimônias públicas e particulares, todos os deuses são adorados.
Devido às bases sociais do hinduísmo, as festas mais importantes são as dos rituais de passagem: nascimento, escolha do nome, o primeiro sólido, o primeiro corte de cabelo, ainiciação religiosa e matrimônio, benção para as grávidas, morte e oferendas anuais aos antepassados mortos. Matrimônio
No lar, onde o culto é obrigatório, possui-se um altar dedicado a uma divindade escolhida pela família e é feito pelo casal. Cultuam-se deuses, sábios, antepassados, semelhantes e a criação. A prática mais comum é a da oração, que se deve fazer pelo menos duas vezes aodia, ao nascer e ao pôr-do-sol. Rezam-se ou cantam-se trechos dos Vedas. Flores e fogo são oferecidos à divindade que se quer honrar.
Em público o culto é feito pelo sacerdote. O culto no templo não é de caráter obrigatório. A oração tem caráter sagrado e deve ser pronunciada conforme regras prescritas. Cada templo é consagrado a uma divindade.

As grandes festas são inúmeras (mais dequatrocentas ao ano) e também variam de acordo com as regiões e as divindades celebradas. Em geral, reúnem multidões. Entre as mais importantes: a que celebra a primeira colheita de arroz e os animais domésticos, no Sul da Índia, em janeiro; a festa em honra de Siva, durante a qual os fiéis passam a noite no templo; e, também, a festa em honra de Krishna, que anuncia a chegada da primavera. Durante esta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • hinduismo
  • hinduísmo
  • Hinduísmo
  • Hinduismo
  • Hinduismo
  • Hinduísmo
  • Hinduismo
  • Hinduísmo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!