Hinduísmo

Páginas: 13 (3025 palavras) Publicado: 25 de abril de 2011
Distribuição geográfica atual
A Índia, a ilhas Maurício, e o Nepal assim como a ilha indonésia de Bali têm como religião predominante o hinduísmo; importantes minorias hindus existem em Bangladesh (11 milhões), Myanmar (7,1 milhões), Sri Lanka (2.5 milhões), Estados Unidos (2,5 milhões), Paquistão (4,3 milhões), África do Sul (1,2 milhões), Reino Unido (1,5 milhão), Malásia (1,1 milhão), Canadá(1 milhão), Ilhas Fiji (500 mil), Trinidad e Tobago (500 mil), Guiana (400 mil), Holanda (400 mil), Cingapura (300 mil) e Suriname (200 mil).
* OS DEUSES
No hinduísmo há milhares de deuses, mas todos eles são a manifestação de uma divindade única, um grande espírito universal, difícil de ser definido. Ele está na origem da criação, garante a vida das criaturas e permite a reencarnação dasalmas em outras vidas, mais ou menos nobres, segundo seu comportamento na vida anterior.
Os deuses, muitas vezes, são representados com muitos braços e muitas cabeças, que simbolizam seus diversos poderes. Os principais deuses são três:
Brahma, o criador: é pura existência, pura inteligência, pura beatitude. É a causa, a origem e a própria essência do universo, porque sem ele nada existe.Vishnu: é a força que conserva as coisas existentes. É uma divindade benévola. Sua função é salvar e redimir o mundo.

Shiva: reúne em si aspectos contraditórios. Criador, junto com Brahma, é, ao mesmo tempo, destruidor. É o Terrível.

As beldades e seguidores do hinduísmo
- Ganesha tem cabeça de elefante e corpo de humano é símbolo dos obstáculos e das soluções lógicas.
- Kali, maisconhecida como a Mulher Negra, é a deusa da morte e da sexualidade, além de ser ao mesmo tempo a fonte da juventude e da natureza.
- Lakshmi é a deusa do amor, da beleza, da riqueza e da generosidade para com seus seguidores.
- Parvati é o deus  da renovação e da transformação.
- Sarasvati é a deusa da inteligência, da música, da sabedoria e talvez uma das mais belas de todas.
* Escrituras hinduOS TEXTOS
Os VEDA contêm a visão religiosa do mundo. Estes, como os livros da Bíblia, constituem uma coleção bastante heterogênea, abrangendo livros didáticos, sapienciais e litúrgicos, misturados com histórias profanas, lendárias e autênticas. "Veda" quer dizer "conhecimento". Não um conhecimento de verdades teóricas, mas de ritos e hinos que produzem "brahman", ou seja, espécie de força queestá nas origens de tudo para garantir a ordem cósmica, o poder dos deuses e o destino das pessoas.
Vedas é composta por Rigveda, Samaveda, Yajurveda e Atarvaveda, as quatro obras sagradas do hinduísmo.
- Bagavadguitá é uma escritura sagrada onde a Canção de Deus é a parte mais imprtante.
- Maabárata é popularmente conhecido como a escritura sagrada mais importante da Índia moderna.
- Ramáianaé a escritura sagrada mais popular da Índia antiga.
- Upanixades é uma coleção de textos sagrados sobre filosofia e meditação.
- Yoga Sutras é a base literal da ioga que conhecemos hoje.
* Sistema de Castas da Índia
Através deste sistema antigo os casamentos são arranjados pelas famílias indianas onde somente pessoas da mesma casta, cuja raça é semelhante, podem se casar. O casamento entreraças diferentes é proibido na Índia e, por punição, o casal e seus filhos são considerados impuros*.

O Sistema de Castas é divido em quatro partes, de acordo com o corpo do super deus Brahma: boca (sábios), braços (governantes), estômago (comerciantes) e pés (trabalhadores comuns). Além destes, existem os *intocáveis – impuros – que são a poeira sob os pés de Brahma. Estes são as pessoas maisdesprezíveis de todo o sistema, no qual nunca poderá participar.
Por criar discriminações entre as pessoas, a divisão em castas foi abolida pela Constituição indiana de 1950. Apesar disso, ela continua consolidada na mentalidade das pessoas.
TRANSMIGRAÇAO DAS ALMAS
A alma (atman) é eterna, mas vive no corpo de pessoas ou animais. Ela, quando o corpo em que mora, morre, se torna livre e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • hinduismo
  • hinduísmo
  • Hinduísmo
  • Hinduismo
  • Hinduismo
  • Hinduísmo
  • Hinduismo
  • Hinduísmo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!