Himenolopiase

1283 palavras 6 páginas
1. INTRODUÇÃO
A Himenolepíase trata-se de uma infecção parasitaria causada por helmintos adultos ou por suas larvas, do gênero Hymenolopis Nana. (H. Nana), muito conhecido como Tênia Anã, bem comum em praticamente todos os países, porém com maior predominância em áreas tropicais e subtropicais. A transmissão ocorre através da ingesta de alimentos e água contaminados com os ovos do parasito, estes quando ingeridos se alojam no íleo e no jejuno, órgãos responsáveis pela absorção de nutrientes (NEVES, 2009).
Depois que os ovos são ingeridos, no intestino delgado, o embrião é posto em liberdade, que imediatamente penetra nas vilosidades intestinais e em torno de quatro dias, se transformam em larvas cisticercóides. Depois de dez dias, já adultas, saem das vilosidades, se desinvaginam e fixam-se nas mucosas, após doze dias voltam a luz intestinal e migram para o íleo completando assim seu ciclo monoxênico (HUGGINS; MEDEIROS; OLIVEIRA, 1993).
A H. Nana é uma das maiores causadoras de infecções por cestoides que existe, encontrada com mais frequência em crianças. A maioria dos casos não apresentam sintomas, estes estão mais relacionados com a idade do individuo parasitado e com a quantidade de parasitos instalados. Quando há sintomas, os mais comuns são cólicas abdominais, vômitos, náuseas, anorexia, diarreia, emagrecimento, insônia, agitação, tonturas, convulsões e fenômenos alérgicos: prurido anal, urticária, edema angioneurótico, rinite e eosinofilia (HUGGINS; MEDEIROS; OLIVEIRA, 1993).
Doenças infecciosas parasitarias estão diretamente relacionadas com medidas de higienes e saneamento básico, e para a prevenção estão listados algumas medidas como, construções de fossas, higiene pessoal: lavar as mãos antes das refeições e após defecação, lavar bem as frutas e verduras, limpar bem os cômodos da casa e principalmente o quarto, e administrar inseticidas nos quintais para eliminação de pulgas que também pode ser uma via de transmissão (HUGGINS; MEDEIROS; OLIVEIRA,

Relacionados