hijda

960 palavras 4 páginas
A Palavra Escrita
O homem tem a necessidade de deixar impresso; momentos de sua história. Antes mesmo de surgir a escrita, os homens na pré-história registravam momentos simbólicos pela pintura rupestre, já demonstrando a tal necessidade de registro. A pratica da arte rupestre nos mostra a primeira essência de oralidade.
Mas a História começa a partir do surgimento da escrita; temos A Era de Antes da Escrita e A Era Depois da Escrita.
Mas aonde tudo começou?
Não há um momento, tempo exato de origem da escrita. Demorou muitos anos até que ela se espalhasse até a América, África Central e Austrália. Primeiramente, com o fim da pré-história no Oriente, na Mesopotâmia onde os primeiros indícios de civilização surgiu. Mas não há nenhum nome de alguém especifico – do criador da escrita, apenas de povos e épocas dos primeiros indícios.
O primeiro indicio chamado de cuneiformes, criados pelos sumérios da Mesopotâmia 4000 a.C.
As utilidades da escrita.
Desde a primeira forma de escrita, seu papel maior foi dar caminho a evolução do homem com o mundo. Primeiramente para comunicação, desenvolvendo as ideias e permitindo a fala. Assim, ela construiu línguas, formando culturas e povos.
Na antiguidade, as atividades socioeconômicas partiram da escrita. Na Mesopotâmia os primeiros indícios de comercialização e trocas foram marcados pela escrita. Tudo isso para facilitar a administração e conseguir alcançar suas metas. A agricultura também foi uma das evoluções que proveio da escrita.
Nessa fase então, foi criado também a necessidade dos pesos e moedas. E tudo isso leva a acreditar que então a escrita foi criada principalmente para as relações comerciais e de agricultura, permitindo também que o administrador gravasse suas ações. Isso aconteceu há anos e anos atrás e mesmo com o tempo podemos ver as marcas de como as civilizações se comunicavam entre si, como surgiram as primeiras trocas, o primeiro comercio.
A partir daí, surgiram várias áreas aonde a escrita

Relacionados