Hiiene e sáude bucal

1007 palavras 5 páginas
Odontologia Preventiva e Comunitária I

Higiene e Saúde Bucal
(7 a 10 anos)

CRONOLOGIA DE ERUPÇÃO

Os seres humanos possuem na sua primeira dentição 20 dentes, os chamados dentes de leite, eles são temporários e tem tanta importância para o correto desenvolvimento da criança como qualquer outro órgão ou sistema. Sua principal função será permitir à correta mastigação, o crescimento da face, a manutenção do espaço necessário para o nascimento dos dentes definitivos e a fonação.
Após os 6 anos, os dentes de leite começam a cair e surge a dentição permanente. Esta é formada por 32 dentes (16 superiores e 16 inferiores). Desta forma, o ser humano possui 4 incisivos, 2 caninos, 4 pré-molares e 6 molares na parte superior e a mesma quantidade na inferior.

FUNÇÃO DOS DENTES

Os dentes são divididos em 4 grupos distintos, cada um com sua tarefa específica. Vejam quais são eles:

* Incisivos: são os 4 dentes da frente, que dão início ao processo de mastigação e têm a função de cortar o alimento.

* Caninos: 4 dentes localizados ao lado dos incisivos. São maiores e mais fortes dentes da boca e servem para dilacerar.

* Pré-molares: formam 4 pares de dentes (8 no total), que se localizam logo após os caninos. Muito parecidos com os molares, o trabalho deles é triturar o alimento, deixando-o em porções menores.

* Molares: são os últimos dentes da boca, distribuídos em 4 conjuntos de 3 dentes (12 no total). São responsáveis pela fase final da mastigação, moendo o alimento, antes da deglutição.

CÁRIE

A Cárie é uma doença que causa dores e é transmitida de uma pessoa para outra.

Ela ocorre pela má alimentação que é os alimentos ricos em açúcar e se evolui pelo acumulo de comida nos dentes que forma a placa bacteriana, se não tiver uma boa escovação.

Escovar sempre os dentes depois das principais refeições café da manhã, almoço e jantar e não esquecer depois do leite antes de dormir.

Como prevenir a doença Cárie.

Alimentação saudável;

Relacionados