hihhij jk m

1025 palavras 5 páginas
Teoria da contingência:
As origens

A Origem da Teoria da contingência teve inicio depois de várias pesquisas sobre a confrontação da organização, versus ambiente. Foi feita estas pesquisas com o objetivo, de verificar os modelos de estruturas organizacionais mais eficazes em tipos específicos de organização, surgiu esta teoria. As pesquisas foram feitas isoladamente, pretendiam confirmar se as organizações eram mais eficazes, e se seguiam os princípios da Teoria Clássica, como a divisão do trabalho e a especialização do operário, ênfase na estrutura, com a tradicional hierarquia de autoridade, visão microscópica do homem, ou seja, aquela administração mecanicista. Os resultados obtidos nessas pesquisas levaram a um novo conceito de organização: a estrutura da organização e o seu funcionamento são dependentes da interface com o ambiente externo. Concluíram que não há um único e melhor jeito de Podemos dizer que essas pesquisas foram contingentes, no sentido em que procuram compreender e explicar o modo como s empresas funcionavam em diferentes condições que variam de acordo com o ambiente ou contexto que a empresa a como seu domínio de operário. Ou seja, podemos dizer que essas condições, são ditadas de fora da empresa, isto é, do seu ambiente. Essas contingências externas podem ser consideradas oportunidades e imperativos ou restrições e ameaças que influenciam a estrutura e os processos internos da organização.
Pesquisas foram realizadas na década de 1960 sobre a relação entre modelos de estruturas organizacionais e a eficácia em determinados tipos de indústria. Os resultados surpreenderam, pois indicava que não havia uma forma melhor ou única, e sim que tanto a estrutura quanto o funcionamento das organizações dependiam da relação com o ambiente externo. Abordaremos cinco das principais pesquisas.
A) Pesquisa de Alfred D. Chandler – sobre estratégia e estrutura organizacional envolvendo o processo histórico das grandes empresas Du Pont, General Motors,

Relacionados