Higrografia Brasileira

1176 palavras 5 páginas
Introdução

O Brasil é dono de um dos mais complexos hidrográficos do mundo, contendo grandes rios. Grande parte dos rios brasileiros nascem em regiões pouco elevadas. O Brasil possui cerca de 8% de toda a água doce que se encontra na superfície da Terra. No Brasil, está localizada a maior bacia fluvial do mundo, a Bacia Amazônica.
A hidrografia brasileira conta com a vantagem de ter água como fonte de energia retornável. Os rios, em sua maioria, são perenes. No nordeste, os rios são temporários devido ao clico de chuva irregular da região.

Rios de planalto e de planície

Bacias Hidrográficas Brasileiras
Características:
° O Brasil não possui lagos tectônicos, pois as depressões tornaram-se bacias sedimentares. Em nosso território só há lagos de várzea –comuns no Pantanal- e lagunas ou lagoas costeiras, além de centenas de represas e açudes.
° Todos os rios brasileiros, exceto o Amazonas, possuem regime simples pluvial,
° Todos os rios do país são exorreicos, possuem drenagem que se dirige ao oceano, para fora do continente. Mesmo os endorreicos que correm para o interior o continente têm como destino final de suas águas o oceano, como acontece com o Tietê, o Paranaíba e o Iguaçu.
° Considerando-se os rios de maior porte, só encontramos regimes temporários no Sertão Nordestino, onde o clima é semiárido. No restante do país, os grandes rios são perenes.
° Predominam os rios de planalto, muito dos quais escoando por áreas de elevado índice pluviométrico. A existência de muitos desníveis no relevo e o grande volume de água proporcionam grande potencial hidrelétrico.
° Em vários pontos do país há corredeiras, cascatas e, em algumas áreas, rios subterrâneos, o que favorece o turismo.
° Na Região Amazônica os rios tem grande importância como vias de transporte. Neles há barcos e todo tipo e tamanho, transportando pessoas e mercadorias. Nas demais regiões a navegação vem crescendo nos últimos anos, sobretudo na Bacia

Relacionados

  • Blocos econômicos
    4814 palavras | 20 páginas