Higienização das mãos

Páginas: 12 (2840 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2011
A Importância da Higienização das mãos no Ambiente Hospitalarem.

INTRODUÇÃO

Estamos vivendo dias de questionamentos para os profissionais das áreas de saúde, proveniente de fatos relacionados a erros cometidos particularmente por profissionais da enfermagem.

É importante ressaltar que os erros sempre ocorrem em todas as áreas profissionais no decorrer da história o que nãoacorria com tanta freqüência era as denuncias desses erros levados ate a mídia, denunciar não é um erro, e acredito que para o profissional comprometido não pensa que “esconder” o erro é o caminho, apesar de que essas publicações na mídia não foram tolerantes em seus julgamentos e comentários sem antes avaliar o contexto profissional, que o funcionário encontrava-se no momento como:

▪Processos operacionais e assistenciais inadequados a função.

▪ Sobrecarga na função, ausência da SAE determinada em lei.

▪ Condições ambientais.

De fato o contexto pode não justificar o erro, mas explicar o porquê do ocorrido, e assim pontuar, notificar, avaliar, o processo, estudar o erro e programar melhorias.

Cabe a nós como profissionais pensar por que a populaçãode paciente da atualidade tem reagido dessa forma. O fato é que os pacientes questionam mais sobre o tipo de tratamento que estão sendo submetidos, buscam informações sobre seus diagnósticos, procuram ouvir várias opiniões medicas, e estão mais atentos aos procedimentos prestados pelos profissionais da saúde se é correto ou não o paciente de hoje no Brasil é mais participativo ele é gestor de suadoença (Paciente no centro do Cuidado), a sua mentalidade é outra, nos serviços de SAC as reclamações são claras de como ele gostaria de ser tratado ex: Pacientes de ancologia, renais normalmente reclamam que o técnico entrou no quarto e não realizou higienização das mãos antes de iniciar o procedimento, hoje sua observação é particular e não geral.

Diversos órgãos de saúde estão focandosua visão para o assunto do século XXI que é “Segurança do Paciente”, algumas publicações desses órgãos trazem como titulo: A Era da Segurança, tem a prioridade para a “Organização Mundial da Saúde” (OMS), alguns dados relatam que existem cerca de 40 organizações em todo o mundo fazendo propostas e estudos com iniciativas para a segurança do paciente, com objetivo de facilitar no desenvolvimentode praticas, visando o bem estar do paciente.

Nesse tema não estaremos focando as técnicas de higienização das mãos, falaremos sobre elas, mas o nosso foco principal é a conscientização da importância do procedimento, para segurança do paciente para maior adesão dos profissionais nesta prática.

A higienização das mãos é considerada a medida mais importante no controle dasinfecções nos serviços da saúde. A ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) lançou em 2007 uma cartilha de Higienização das mãos em serviços de saúde, com objetivo de aprimorar a adesão a esta prática, pelos profissionais da saúde.

Histórico

A higienização das mãos é considerada uma medida primordial e de suma importância para o cuidado ao paciente.

A História dasinfecções, mostra que há muito tempo já era tida como hipótese entre hospitais e as infecções que acompanha a criação dos primeiros hospitais, em 325 D.C. Por determinação do Concilio de Nicéia os Nosocômios, foram construídos ao lado das catedrais, não havia separação por gravidade de doenças bem técnica de Assepsia que evitassem a disseminação de infecções.

Podemos citar no século XIX JamesYoung Simpson (1811-1870) indicou a realização de procedimentos cirúrgicos domiciliares ao constatar que a mortalidade relacionada á amputação era de 41,6% quando realizada em ambiente hospitalar e apenas 10,9% no domicilio.

▪ 1843 James reconheceram o papel das mãos na transmissão de doenças

▪ Em 1846, Robert Koch (1843-1910), estudou o carbúnculo, foi o primeiro a provar que um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Higienização das mãos
  • HIGIENIZAÇÃO DAS MAOS
  • Higienização das mãos
  • Higienização de Mãos
  • Higienização das mãos
  • Higienização das mãos
  • Higienização das mãos
  • Higienização da mãos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!