Higiene e seguranca no trabalho

4246 palavras 17 páginas
Trabalho Sobre Higiene e Segurança no Trabalho

Aluno: Eduardo Rodrigues Matos
Turma: IN0913

Aracaju-SE
2015
História do Nascimento da Segurança e a Higiene no Trabalho
Na história do mundo, seguindo a linha do tempo a partir das épocas remotas, verificamos que nos séculos XVIII e XIX, ocorreram importantes eventos e descobrimentos científicos que culminaram com o surgimento da consagrada Revolução Industrial, a qual, apoiou-se na evolução técnica decorrente do advento das Novas Tecnologias.
Exemplo disto foi à descoberta e o desenvolvimento das Máquinas a Vapor, dos Motores de Combustão Interna, dos Motores Elétricos, dos Barcos a Vapor, dos Trens e Ferrovias, além de diversas máquinas para produção em larga escala, como as máquinas de Tecelagem e diversos outros inventos.
Em consequência de todos estes acontecimentos históricos ocorridos tiveram o desenvolvimento acelerado da tecnologia e da economia, modernizando e modificando radicalmente toda uma antiga Civilização.
Todo este desenvolvimento tecnológico, entretanto infelizmente não se fez acompanhar do correspondente desenvolvimento e equilíbrio sociais, ocasionando assim muitos e graves problemas sociais.
O agravamento da situação social deu-se principalmente pelo deslocamento em massa dos trabalhadores e da população envolvida que passaram do trabalho na agricultura e no campo para o trabalho nas diversas Indústrias que surgiram, tais como, as Indústrias de Tecelagem, Confecções, de Bebidas e Alimentícias, de Veículos de transporte terrestre, naval e aéreo Indústrias Químicas e Metalúrgicas, Siderúrgicas, da Construção Civil e outras tantas existentes.
Além disto, a maioria dos trabalhadores daquela época não possuía formação, conhecimento, preparo, treinamento e experiências adequadas e suficientes para as transformações tão intensas que ocorreram.
Naquelas épocas passadas as condições de trabalho consequentemente eram bastante precárias e inseguras.
Não faltam exemplos das condições de

Relacionados