Higiene e segurança no trabalho

Páginas: 6 (1448 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2012
IDALBERTO CHIAVENATO.



RESUMO

HIGIENE, SEGURANÇA E QUALIDADE DE VIDA.




A segurança do trabalho é o conjunto de medidas, ciência, tecnologia e tomadas de decisões que tem por objetivo a proteção do trabalhador em seu ambiente de trabalho, visando redução de acidentes e doenças ocupacionais.

Os responsáveis pela segurança do trabalho em umaempresa e suas respectivas atribuições, as doenças profissionais e os acidentes do trabalho provocam enormes prejuízos às pessoas e às organizações em termos de custos humanos, sociais e financeiros. Eles podem ocorrer casualmente, mas podem ser evitados através de programas preventivos e profiláticos. Nas ultimas décadas foram feitos muitos progressos na redução e prevenção de doenças e acidentesrelacionados com o trabalho.

A higiene do trabalho esta relacionada com as condições ambientais de trabalho que asseguram a saúde física e mental e com as condições de saúde e bem-estar das pessoas. Assim, um ambiente saudável de trabalho deve envolver condições físicas que atuem positivamente sobre todos os órgãos dos sentidos humanos como visão, audição, tato, olfato e paladar. Do pontode vista saúde mental, o ambiente de trabalho deve envolver condições psicológicas e sociológicas saudáveis e que atuem positivamente sobre o comportamento das pessoas evitando impactos emocionais, como o estresse

Um ambiente de trabalho agradável facilita o relacionamento interpessoal e melhora a produtividade, bem como reduz acidentes, doenças, absenteísmo e rotatividade do pessoal.Os profissionais de segurança usam várias ferramentas para incluir a segurança e higiene como agenda importante das organizações, entre estas ferramentas uma das mais importantes e eficazes é a C.I.P.A. Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, uma comissão de colaboradores que tem como objetivo direto o estudo e adoção de metodologias para a redução de acidentes e doenças dotrabalho de modo que o trabalho seja completa e permanentemente compatível com a preservação da vida e garantia da saúde do trabalhador.

Dentro de uma empresa são muitos os possíveis riscos a saúde e bem estar das pessoas, muitos destes riscos não são facilmente observáveis, riscos físicos, riscos de acidentes, riscos ergonômicos, riscos biológicos e riscos químicos.

Os E.P.I.’s équalquer equipamento de uso individual destinado a proporcionar segurança e garantir a saúde de quem o utiliza em suas funções de trabalho. Em algumas funções o uso de E.P. I’s é compulsório, sendo a empresa obrigada a fornecer o equipamento e o colaborador a usar.

A saúde ocupacional está relacionada com a assistência medica preventiva. A Lei 24/94 institui o Programa de Controle Medico deSaúde Ocupacional, que exige exame médico pré-admissional, exame médico periódico, exame de retorno ao trabalho (no caso de afastamento superior a 30 dias), exame de mudança de função, antes da transferência e o exame medico demissional nos 15 dias que antecedem o desligamento definitivo do funcionário.

O programa de medicina ocupacional envolve os exames médicos exigidos legalmente alémde executar programas de proteção da saúde dos funcionários, palestras de medicina preventiva, elaboração do mapa de riscos ambientais, relatório anual e arquivos de exames médicos com avaliação clinica e exames complementares, visando à qualidade de vida dos colaboradores e maior produtividade da organização.

O estresse no trabalho provoca serias consequências tanto para o colaboradorcomo para a organização. As consequências humanas do estresse incluem ansiedade, depressão, angustia e várias conseqüências físicas, como distúrbios gástricos e cardiovasculares, dores de cabeça, nervosismo e acidentes. Em certos casos, levam ao abuso de drogas, alienação e redução de relações interpessoais. Por outro lado, também afeta negativamente a organização, ao interferir na quantidade e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de higiene e segurança do trabalho
  • Trabalho de higiene e segurança do trabalho
  • Trabalho higiene e segurança no trabalho
  • trabalho de segurança e higiene do trabalho
  • Trabalho de Higiene e segurança do Trabalho
  • Trabalho de Higiene e Segurança no Trabalho
  • Trabalho de higiene e segurança do trabalho
  • Higiene e segurança no segurança e saúde no trabalho

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!