Higiene E Profilaxia M Dulo

Páginas: 9 (2119 palavras) Publicado: 18 de junho de 2015

E S C O L A A P L I C A Ç Ã O
CNPJ: 15.155.395/0001-79
Autorização: Parecer: CEE-174/14 Res. CEE-73/2014 - D. O. 08/10/2014
Habilitação em Técnico de Enfermagem
Endereço: Rua Salvador, nº 409
Itapetinga-Ba









HIGIENE E PROFILAXIA






Professora: Déborah Fróes de Oliveira




Objetivo da matéria:
Fornecer noções básicas de higiene e profilaxia para possibilitar ao profissionaltécnico de enfermagem, melhor aptidão em sua atuação, tanto do ponto de vista individual quanto coletivo.

Introdução
Conceitos:
Higiene provém da palavra grega HIGÉIA, deusa mitológica grega que ajudava o pai, Esculápio, a ensinar o povo os meios de manter a saúde, sendo então intitulada a deusa grega da saúde. É a parte da medicina que estuda os meios próprios para conservar a saúde, permitindo ofuncionamento normal do organismo e a harmonização das relações entre o homem e o meio no qual vive.
Profilaxia é a aplicação de meios que tendem evitar doenças ou contágios. As medidas profiláticas interompem a interação entre o agente causador da doença e o organismo. Alguns exemplos de doenças sujeitas a profilaxia são peste bubônica, hepatite, verminoses, DSTs, infecçõeshospitalares.
Higiene e profilaxia estão intimamente ligadas, pois a higienização, em todas as suas formas, evita a transmissão e/ou contágio por agentes infecto-contagiosos, logo é uma medida profilática.












Higiene

Inicialmente, discorreremos sobre os principais meios de que dispomos para ter ou manter uma saúde adequada, tanto individual como coletivamente, segundo uma perspectiva queprivilegia a saúde da coletividade.
Muitas pessoas acreditam que para se ter saúde basta manter uma boa alimentação e evitar vícios que afetam o organismo. Outras, que a saúde depende de acesso a bons serviços de prestação de assistência pública ou privada.
Apesar de esses fatores - e muitos outros, em conjunto – serem indispensáveis para alcançarmos condições ideais de vida com saúde, faz-se necessárioressaltar que a higiene é um dos mais importantes para assegurar tais condições.
Quando nos referimos à higiene, falamos não apenas da individual, no dia-a-dia, como tomar banho e escovar os dentes. Além dessas ações, voltadas para o cuidado e preservação do corpo, todas aquelas direcionadas à manutenção da saúde mental também integram o que denominamos higiene pessoal.
Nessa perspectiva, o homemdeve ser orientado a buscar uma vida equilibrada, reconhecendo, porém, que a saúde física e mental dependem de ações tanto individuais como coletivas. No nível das ações individuais, para que as pessoas optem por adotá-las, faz-se necessário que saibam de sua importância e tenham condições de utilizá-las.
Florence, importante enfermeira do século XIX referia-se não somente ao valor da higiene e daprofilaxia, mas à necessidade de os profissionais de enfermagem observarem regras e princípios que melhor preservassem e conservassem a saúde, de modo a evitar o aparecimento de doenças









Tipos de higiene

1. Higiene Pessoal
É um conjunto de hábitos de higiene e asseio com que cuidamos da nossa saúde, por ser um fator de importância no nosso dia a dia, acaba por influenciar norelacionamento inter social, pois implica na aplicação de hábitos, que viram normas de vida em carácter individual, como:

Banho - A pele tem milhões de glândulas especiais que produzem suor, e outras que produzem uma substância parecida com o sebo. A falta de banho provoca o acumulo progressivo dessas substâncias, que se somam às sujeiras exteriores (poeiras, terra, areia, etc.). A conseqüência de um banhomal tomado é o aparecimento de vermelhidão na pele, além do odor desagradável, o risco de aparecimento de piolhos e sarna, micoses, seborréia, infecções urinárias e corrimento vaginal nas meninas. O banho é importantíssimo e é indispensável à saúde do corpo, deve-se tomar banho diariamente. Depois do banho, certifica-te que estejam bem limpos e secos os espaços entre os  dedos, virilhas,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • TTI M Dulo II Higiene E Seguran A
  • HIGIENE E PROFILAXIA
  • Higiene e profilaxia
  • Higiene e profilaxia
  • higiene e profilaxia
  • higiene e profilaxia
  • Higiene e Profilaxia
  • Higiene e profilaxia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!