HIGIENE E MANIPULAÇÃO

Páginas: 6 (1345 palavras) Publicado: 14 de setembro de 2014
Sumário
INTRODUÇÃO 2
INTOXICAÇÃO ALIMENTAR 3
CAUSAS E SINTOMAS 3
PREVENÇÃO 4
CONCLUSÃO 5
BIBLIOGRAFIA 6
ANEXO - PRINCIPAIS BACTÉRIAS CAUSADORAS DE INTOXICAÇÃO ALIMENTAR 7


INTRODUÇÃO
A pesquisa foi realizada com base na apostila elaborada para o curso, bem como no conteúdo de documentos eletrônicos obtidos na rede mundial de computadores (internet), segundo o tema proposto: Bactériase doenças transmitidas por alimentos.


INTOXICAÇÃO ALIMENTAR
Intoxicação alimentar, ou gastrintestinal (gastroenterocolite aguda), é um problema de saúde causado pela ingestão de água ou alimentos contaminados por bactérias (Salmonella, Shigella, E.coli, Staphilococus, Clostridium), vírus (Rotavírus), ou por suas respectivas toxinas, ou ainda por fungos ou por componentes tóxicos encontradosem certos vegetais (comigo-ninguém-pode, mandioca brava) e produtos químicos. A contaminação pode ocorrer durante a manipulação, preparo, conservação e/ou armazenamento dos alimentos.

As doenças transmitidas por alimentos são uma gravíssima questão de saúde pública, mesmo levando-se em conta apenas os episódios agudos iniciais. Anualmente nos Estados Unidos há 48 milhões de casos, 128 milinternações e 3 mil óbitos relacionados a elas segundo estimativa feita em 2011 pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDCs, na sigla em inglês). (O Brasil não dispõe de estatísticas nesta área.) Já na União Europeia, houve 48.964 ocorrências e 46 casos fatais em 2009, o último ano pesquisado. De acordo com dados do Serviço de Pesquisas Econômicas do Ministério da Agricultura americano, asbactérias por si sós já acarretam um custo de pelo menos US$ 6,7 bilhões, considerando a assistência médica, mortes prematuras e perda de produtividade. Mas os pesquisadores que acompanham os efeitos crônicos dessas enfermidades afirmam que a conta é, na verdade, bem maior.

CAUSAS E SINTOMAS
A Salmonella é transmitida pela ingestão de alimentos, especialmente carne, ovos e leite, que foramcontaminados ao entrar em contato com as fezes de animais infectados. No caso dos Staphilococus aureus, comumente encontrado na pele das pessoas sem causar danos, a intoxicação é provocada por uma toxina que a bactéria produz e contamina os alimentos no momento de seu preparo ou manuseio. Outra causa possível, embora menos comum, de intoxicação alimentar é a infecção por um dos tipos dabactéria Clostridiumque, em vez do intestino, ataca o sistema nervoso.

Independentemente do microrganismo determinante, os efeitos da intoxicação alimentar aguda são todos  parecidos: náuseas, vômitos, diarreia, febre, dor abdominal, cólicas, mal-estar. Nos quadros mais graves, podem ocorrer desidratação, perda de peso e queda da pressão arterial.

Nos casos específicos de alimentos contaminadospelo Clostridium, quando a intoxicação é causada por uma das variedades da bactéria responsável pela doença chamada botulismo, além dos distúrbios gastrintestinais que nem sempre aparecem, os sintomas podem ser indicativos de alterações neurológicas, como visão dupla e dificuldade para focalizar objetos, falar e engolir.


PREVENÇÃO
A prevenção das intoxicações alimentares está diretamente associada aosaneamento básico, aos cuidados no preparo dos alimentos e a medidas básicas de higiene, como lavar as mãos antes das refeições e depois de usar o banheiro.

A grande dificuldade da prevenção é o fato de os alimentos contaminados não apresentarem sinais da presença do micro-organismo. Ao contrário, em geral, sua aparência, gosto e cheiro costumam ser absolutamente normais. Como os alimentoscontaminados por certos parasitas são os grandes responsáveis das intoxicações alimentares, é indispensável estar atento na hora da compra, transporte, armazenamento e preparo das refeições. Portanto:
Lave bem as mãos antes das refeições ou de lidar com alimentos;
Embale adequadamente os alimentos antes de colocá-los na geladeira ou no freezer;
Lave os utensílios de cozinha, especialmente depois...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Higiene e manipulação de alimentos
  • HIGIENE E MANIPULAÇÃO DOS ALIMENTOS DA COZINHA DO NORDESTE
  • Check list higiene e manipulação de alimentos
  • Manipulação
  • manipulação
  • Manipulação
  • Manipulação
  • Manipulação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!