Higiene ocupacional

Páginas: 8 (1797 palavras) Publicado: 17 de maio de 2013
HIGIENE OCUPACIONAL

A Higiene Ocupacional é uma ciência e uma arte que tem por objetivo o reconhecimento, avaliação, análise e controle dos agentes agressivos nos postos de trabalho, prevenindo contra riscos operacionais que possam gerar acidentes de trabalho ou provocar enfermidades, prejuízos à saúde e mal-estar, desconforto significativo e ineficiência nos trabalhadores ou entre ascomunidades vizinhas e ao meio ambiente.

A Higiene Ocupacional cuida do ambiente de trabalho para prevenir doenças ou lesões nos trabalhadores, provenientes de atividades em ambientes de trabalho como calor, ruído, vibração, manuseio de substâncias químicas, bioaerossóis, agrotóxicos etc. É uma especialização de importância crescente, pois a conscientização de que o ambiente de trabalho nãodeve causar danos à saúde do trabalhador tem se imposto infelizmente à custa de muitas vidas.

Bioaerossóis: Dispersão aérea de partículas orgânicas ou inorgânicas que contêm o todo ou partes de entidades biológicas, tais como bactérias, vírus, fungos ou esporos.

Segundo a OIT (Organização das Nações Unidas) quase 2 em cada 3 trabalhadores no mundo inteiro estão expostos à substânciasquímicas, estimando-se que 1,5 a 2 milhões de pessoas são afetadas.

A Higiene Ocupacional é uma ciência que possui caráter essencialmente multidisciplinar, envolvendo a atuação de profissionais de diversas áreas do conhecimento, tais como: Bioquímica, Engenharia Física, Medicina, Química, Saúde Pública, Toxicologia e outras afins que se dedicam aos estudos dos agentes biológicos, físicose químicos presentes nos ambientes de trabalho, considerando as características e individualidades de cada trabalhador, as atividades exercidas e as condições operacionais e ambientais de trabalho.

Os riscos que nos rodeiam...

São os agentes: Físicos, Químicos, Biológicos, Acidentes e Ergonômicos presentes nos ambientes de trabalho capazes de produzir danos à saúde, quandosuperados quando superados os respectivos limites de tolerância. Estes limites são fixados em razão da natureza, concentração ou intensidade do agente e tempo de exposição. Não podemos adotá-los como valores rígidos entre condição segura e  capaz de gerar alguma doença, devido à suscetibilidade individual, ou seja, para o higienista os valores devem ser encarados como valores referenciais.

Hávários fatores de risco que afetam o trabalhador no desenvolvimento de suas tarefas diárias. Alguns atingem grupos específicos de profissionais. É o caso, por exemplo, dos mergulhadores, que trabalham submetidos a altas pressões e a baixas temperaturas. Por isso, são obrigados a usar roupas especiais, para conservar a temperatura do corpo, e passam por cabines de compressão e descompressão, cadavez que mergulham ou sobem à superfície. Outros fatores de risco não escolhem profissão: agridem trabalhadores de diferentes áreas e níveis ocupacionais, de maneira sutil, praticamente imperceptível. Esses últimos são os mais perigosos, porque são os mais ignorados. Nesta aula, você ficará conhecendo os principais tipos de riscos ambientais que afetam os trabalhadores de um modo geral: os agentesfísicos, químicos e biológicos, sobre os quais fala a Norma Regulamentadora - NR 9, do Ministério do Trabalho, e as conseqüências para o organismo humano quando há uma exposição exagerada a um ou mais desses elementos. Ficará sabendo também, o que são riscos ergonômicos e quais os principais fatores de riscos ocupacionais, previstos no Anexo IV da Norma Regulamentadora - NR 5.



SAÚDEOCUPACIONAL:

Conforme a OIT – Organização Internacional do Trabalho e a OMS – Organização Mundial da Saúde, a Saúde Ocupacional é o ramo da saúde que tem por objetivos:

✓ A Promoção e Manutenção, no mais alto grau do bem-estar físico, mental e social dos trabalhadores em todas suas ocupações;
✓ A Prevenção, entre os trabalhadores, das doenças ocupacionais causadas pelas condições...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Higiene Ocupacional
  • Higiene Ocupacional
  • Higiene ocupacional
  • Higiene Ocupacional
  • higiene ocupacional
  • higiene ocupacional
  • O QUE HIGIENE OCUPACIONAL
  • Higiene ocupacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!