Higiene Ocupacional

Páginas: 9 (2192 palavras) Publicado: 30 de novembro de 2014
BASES TÉCNICAS PARA O CONTROLE DOS FATORES DE RISCO E A MELHORIA DOS AMBIENTES E CONDIÇÕES DE TRABALHO


A eliminação ou a redução da exposição aos fatores de risco e a melhoria dos ambientes de trabalho para promoção e proteção da saúde dos trabalhadores representa um imperativo ético, por vêzes respaldado pelos instrumentos legais e viabilizado pela tecnologia disponível. Apesar dadistância que ainda separa a realidade desta “declaração de princípios”, cresce na atualidade, no âmbito da sociedade, a preocupação com o meio ambiente e a saúde das populações residentes na área de influência das unidades produtivas, dando corpo a um movimento que busca a mudança de processos de trabalho potencialmente lesivos para a saúde das populações e o ambiente.

No que se refere à saúde dostrabalhadores, as medidas de promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos relacionados ao trabalho podem ser classificadas em:
Medidas aplicáveis aos processos e ambientes de trabalho; e
Medidas aplicáveis ao trabalhador individualmente.

Qualquer que seja a alternativa adotada, preferencialmente ambas, de modo complementar, é importante considerar a importância da participaçãoefetiva dos trabalhadores em todas as etapas do processo: desde a identificação e dimensionamento do problema, a definição das estratégias e alternativas de controle, sua implementação, acompanhamento e avaliação.

As medidas de eliminação e controle de risco aplicáveis aos processos e ambientes de trabalho são sempre mais eficientes e abrangem, em geral, o coletivo de trabalhadores da empresaou estabelecimento. São geralmente soluções técnicas ou de engenharia de processos direcionadas para:

Substituição do agente ou substância tóxica por outro (a) menos lesiva ou tóxica - podem ser substituídas matérias primas, produtos intermediários ou podem ser reformulados os produtos finais, com a finalidade de diminuir a toxicidade das substâncias. A introdução de um material ou substâncianova deve ser considerada um primeiro passo, sendo necessário avaliar o impacto desta medida, uma vez que outros efeitos à saúde podem aparecer. Partes ou processos inteiros, maquinaria e equipamentos também podem ser substituídos por outros que ofereçam menos risco para a saúde;
Instalação de dispositivos e controles de engenharia: em geral, são mais factíveis do que a substituição de materiais.Compreendem desde dispositivos que melhorem as condições gerais físicas dos ambientes, como por exemplo, os sistemas de exaustão e ventilação, o redesenho de máquinas e equipamentos, enclausuramento de máquinas, de processos e de atividades potencialmente de risco. A manutenção preventiva e corretiva de equipamentos e processos também compõem os recursos de controles de engenharia.
Redesenho datarefa ou do trabalho, mudanças na organização do trabalho e práticas alternativas de trabalho: em geral combinam medidas de engenharia com medidas administrativas, buscando a proteção da saúde dos trabalhadores. Como exemplo podem ser lembrados: o enriquecimento do conteúdo das tarefas, nos trabalhos monótonos e repetitivos; a mecanização de tarefas de modo a tornar o trabalho físico mais leve econfortável; o incremento da participação dos trabalhadores, nos processos de decisão, garantindo-lhes a autonomia para organizar o trabalho, diminuindo as pressões de tempo e de produtividade, entre outras.

As medidas de proteção individual e de vigilância da saúde ou de controle médico, aplicáveis aos trabalhadores, apesar de necessárias, geralmente são menos efetivas; pois, potencialmentereduzem o dano que pode resultar da exposição a um fator de risco, mas não removem a causa ou fonte do problema. Nesse grupo estão:
Educação e informação do trabalhador: a educação e informação sobre os riscos ocupacionais presentes nos processos e ambientes de trabalho são medidas fundamentais. O direito do trabalhador à informação correta a respeito dos riscos para a saúde decorrentes ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Higiene Ocupacional
  • Higiene ocupacional
  • Higiene Ocupacional
  • higiene ocupacional
  • higiene ocupacional
  • O QUE HIGIENE OCUPACIONAL
  • Higiene ocupacional
  • Higiene ocupacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!