HIGIENE OCUPACIOANAL

722 palavras 3 páginas
Radiações Não Ionizantes

1 - Introdução

São de natureza eletromecânica, exemplo: microondas, radiações infravermelhas e ultravioletas, raio laser e iluminação.

Radiações não-ionizantes - Não produzem a ionização em sistemas biológicos e por isso são bem menos agressivos, possuem baixa energia e estão sempre a nossa volta, com as ondas eletromagnéticas, exemplo: luz, calor, ondas de rádio, são comuns e sem elas não teríamos a comodidade que temos.

Radiações de grandes comprimentos de onda, ou com baixas freqüências do tipo (ULF), com freqüência ultrabaixa, baixa ou muito alta - Não apresentam problemas operacionais, no entanto é recomendável não se expor desnecessariamente, em locais onde existem geradores do tipo de radiofreqüência, especialmente se a potência for alta.

Radiações de baixa freqüência - São utilizadas em radionavegação, radiofaróis, radiofusão AM, rádio-amadorismo, diatermia médica, rádio-astronomia, solda de radiofreqüência, secagem de tabaco e usos semelhantes.

Comprimento da onda - Espectro Infravermelho = Entre 770 e 2800 nanômetro, Espectro visível = Entre 380 e 770 nanômetro, Espectro Ultravioleta = Entre 50 e 380 nanômetro.

Fontes de radiações

Fonte Natural: Sol - corpo negro - absorvedor e emissor de calor, temperatura superficial de 6000 k, temperatura interna 2x107º, emite luz branca com espectro de 515 nanômetro.

Fonte Artificial: Corpos aquecidos a temperaturas superiores a 2500 K - fontes incandescentes, processos de soldagem (plasma e oxi)

Medidas de controle

O uso de EPI para proteção dos olhos contra radiações ultravioletas e infravermelhas e raio laser.

Fugas de radiação - Microondas, chaves de fuga, radiação infravermelha = revestir os fornos ou fornalhas com chapas metálicas polidas ou pinturas com tinta de alumínio.

EPI adequado à exposição, exames médicos periódicos, treinamentos.

EPI = óculos com lentes especiais de proteção, luvas, aventais, mangotes, protetores faciais,

Relacionados

  • A atenção básica como campo de atuação da fisioterapia no brasil: as diretrizes curriculares resignificando a prática profissional.
    41705 palavras | 167 páginas
  • segurança do trabalho
    89312 palavras | 358 páginas