highlande

3192 palavras 13 páginas
1. PSICOLOGIA E APRENDIZAGEM
2. ESTÁGIOS DO DESENVOLVIMENTO Segundo PIAGET 1886 à 1980
3.
1. Piaget estudou o desenvolvimento cognitivo da criança. Para ele inteligência constrói-se progressivamente ao longo do tempo, por estádios ou etapas constantes e seqüenciais, ou seja, de ordem invariável.
4.
1. Defende uma posição construtivista, interacionista. As estruturas do pensamento são produto de uma construção contínua do sujeito que age e interage com o meio, tendo um papel ativo no seu próprio desenvolvimento cognitivo.
5. Ele separa o processo cognitivo inteligente em duas palavras : aprendizagem e desenvolvimento . Aprendizagem refere-se à aquisição de uma resposta particular, aprendida em função da experiência, obtida de forma sistemática ou não. Desenvolvimento seria uma aprendizagem de fato, sendo este o responsável pela formação dos conhecimentos.
6. Funcionamento Intelectual e Funcionamento Biológico
1. Adaptação e Organização
2. O organismo discrimina entre os estímulos e sensações com os quais é bombardeado e as organiza . Esse processo de adaptação é então realizado sob duas operações, a assimilação e a acomodação.
7.
1. Do ponto de vista biológico, organização é inseparável da adaptação:
2. Eles são dois processos complementares de um único mecanismo, sendo que o primeiro é o aspecto interno do ciclo do qual a adaptação constitui o aspecto externo.
8. Esquemas são estruturas mentais, ou cognitivas, pelas quais o sujeito intelectualmente se adapta e se organiza ao meio. Assim sendo, os esquemas são tratados, não como objetos reais, mas como conjuntos de processos dentro do sistema nervoso. Os esquemas não são observáveis, são inferidos.
9. Os esquemas são utilizados para
1. Processar
2. Identificar
3. Diferenciar
4. Classificar
5. Gerenciar a entrada de estímulos
10. O funcionamento é mais ou menos o seguinte, uma criança apresenta um certo número de esquemas, que grosseiramente poderíamos compará-los como fichas de um arquivo.

Relacionados