Higenio no trabalho

3702 palavras 15 páginas
Introdução à Física da Radioterapia
Fábio Antonio Schaberle e Nelson Canzian da Silva
[pic]
3. Efeitos biológicos das radiações
3.1. Introdução
3.2. Efeitos biológicos das radiações não ionizantes
3.3. Efeitos biológicos das radiações ionizantes
3.4. Estágios físicos, químicos e biológicos da interação da radiação com os seres vivos
3.5. Respostas do DNA às radiações
3.6. Efeitos somáticos e hereditários
3.7. Radiosensibilidade
3.8. Respostas às radiações em diferentes sistemas do corpo humano
[pic]
3.1. Introdução
Os fenômenos associados à interação da radiação com a matéria são absolutamente gerais no que diz respeito aos elementos químicos que formam o material irradiado, seja biológico ou não. Destas interações surgem os efeitos biológicos das radiações, que são as conseqüências posteriores à exposição.
Os efeitos das radiações sobre os seres vivos são muitos e complexos. As pesquisas sobre estes efeitos visam, em geral, correlacionar fatores tais como dose recebida, energia, tipo de radiação, tipo de tecido, órgãos atingidos etc. Diferentes tecidos reagem de diferentes formas às radiações. Alguns tecidos são mais sensíveis que outros, como os do sistema linfático e hematopoiético (medula óssea) e do epitélio intestinal, que são fortemente afetados quando irradiados, enquanto outros, como os musculares e neuronais, possuem baixa sensibilidade às radiações.
No contexto biológico os elementos químicos relevantes que formam os tecidos e órgãos dos seres vivos são o carbono, oxigênio, nitrogênio e hidrogênio. Com relação às interações com estes elementos, as radiações são primeiramente classificadas como ionizantes ou não ionizantes.
Em uma interação, a radiação cede a uma molécula certa quantidade de energia, esta energia pode ser suficiente para arrancar um elétron orbital e conferir-lhe energia cinética, provocando assim a ionização. Em outros casos a radiação não tem energia suficiente para provocar ionização, mas consegue promover o elétron a

Relacionados

  • História por heródoto
    241747 palavras | 967 páginas