Hieraqruia

613 palavras 3 páginas
Avram Noam Chomsky foi um linguista, filósofo e ativista político estadunidense. Era professor de Linguística no Instituto de Tecnologia de Massachusetts. É o autor de trabalhos fundamentais sobre as propriedades matemáticas das linguagens formais, sendo o seu nome associado à chamada Hierarquia de Chomsky.
Chomsky é famoso por pesquisar vários tipos de linguagens formais procurando entender se poderiam ser capazes de capturar as propriedades chave das línguas humanas. A hierarquia de Chomsky divide as gramáticas formais em classes com poder expressivo crescente, por exemplo, cada classe sucessiva pode gerar um conjunto mais amplo de linguagens formais que a classe imediatamente anterior. De maneira interessante, Chomsky argumenta que a modelagem de alguns aspectos de linguagem humana necessita de uma gramática formal mais complexa, complexidade essa que é medida pela hierarquia de Chomsky, que a modelagem de outros aspectos. Por exemplo, enquanto que uma linguagem regular é suficientemente poderosa para modelar a morfologia da língua inglesa, ela não é suficientemente poderosa para modelar a sintaxe da mesma. Além de ser relevante em linguística, a hierarquia de Chomsky também tornou-se importante em Ciência da Computação e na Teoria de Autômatos.

Gramática
Uma gramática formal é um objeto matemático que permite especificar uma linguagem ou língua, ou seja, é um conjunto de regras de formação de cadeias numa linguagem formal. As regras descrevem como formar as cadeias do alfabeto da linguagem que são válidos de acordo com a sintaxe da linguagem. Uma gramática não descreve os significados das cadeias ou o que pode ser feito com elas em qualquer contexto.
A expressão "gramática formal" por ter os sentidos:
• gramática de um linguagem formal;
• descrição formal de parte da gramática de uma linguagem natural.

Hierarquia de Chomsky

É a classificação de gramáticas formais, esta classificação possui 4 níveis, sendo que os dois últimos níveis (os níveis

Relacionados