Hiduísmo

Páginas: 15 (3709 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2011
Hinduísmo
O Nome “Hinduísmo”
O que significa a palavra hindu? Geralmente, para muitos ocidentais, as pessoas que vivem na Índia são chamadas hindus. Essa parece ser uma boa idéia, por que Swami Vivekananda comentou em uma de suas conferências: “Agora, esta palavra hindu, como era aplicada para designar os habitantes do outro lado do (Rio) Indus, seja qual possa ter sido seu significado emtempos antigos, perdeu toda a sua força nos tempos modernos, porque todos os povos que hoje vivem desse lado do rio Indus, não mais pertencem a uma única religião...”.

Em primeiro lugar, o termo hindu não é um termo sânscrito. Em segundo lugar, ele nunca foi encontrado nos Vedas ou na literatura religiosa que veio a seguir. Nenhum dos grandes acharyas como Shankara, Ramanuja e outros, usou essetermo. Em terceiro lugar, esse termo não tem nenhum significado. Dessa forma, o próprio nome está errado. Na opinião geral, o termo hindu foi usado pelos persas. Eles não conseguiam pronunciar a palavra Sindhu – quando falavam à respeito do rio Sindhu. Assim, pronunciavam hindu. Dessa palavra mal pronunciada surgiu o nome hinduismo.

Portanto, os indianos antigos, geralmente, não aceitam esse termosignificando qualquer coisa relacionada com a sua religião. Um erudito escreveu: “A situação política de nosso país nos séculos passados, digamos nos últimos 20 ou 25 séculos, fez com que se tornasse muito difícil entender a natureza dessa nação e de sua religião”. Os eruditos ocidentais e os historiadores também falharam em descobrir o verdadeiro nome dessa terra de Brahman, desse vasto país quetinha as dimensões de um continente. Portanto, ficaram satisfeitos em chamar essa terra por esse termo sem significado: hindu. Parece que o poder político foi responsável por insistir no uso dessa palavra hindu. Ela foi encontrada, é certo, na literatura persa. Hindu-e-falak significa “O negro do céu” e “Saturno”. No idioma árabe hind, não hindu, significa nação. É vergonhoso e ridículo ter vistoao longo da historia que o nome hindu foi dado pelos persas para o povo que eles encontraram em nosso país quando chegaram ao sagrado solo do Sindhu”. A Inglaterra, que nos governava, nos chamava hindus, talvez para nos diferenciar dos muçulmanos. Essa palavra acabou se tornando um nome definitivo.

No entanto, sem um conhecimento apropriado, essa palavra acabou se tornando famosa. Infelizmente,a palavra hindu tem sido usada por todos, até mesmo pelos próprios indianos. O termo hinduísmo é freqüentemente utilizado para designar uma enorme gama de atividades, sejam elas de caráter religioso, político, cultural, etc. 

O Nome Verdadeiro
Qual deveria ser, então, o nome correto dessa religião? Swami Vivekananda e todos os outros grandes santos e eruditos dizem que “Vaidika Dharma” ou“Sanatana Dharma” deveria ser o nome correto. Vivekananda declarou: ‘O único nome nos tempos modernos que deveria designar cada hindu por toda a terra seria “Vedantista” ou “Vaidika”. Nesse sentido eu sempre uso as palavras “vedantista” e “Vedanta”.

Assim, hinduísmo é o nome dado à religião que existia na antiga terra de Aryavarta (A terra da Ásia) desde tempos imemoriais. Diferentes caminhos,diferentes culturas, diferentes hábitos, diferentes vestuários, diferentes deuses e deusas, diferentes preces, tudo isso junto, hoje agora, tem sido chamado de hinduísmo.

Sanatana Dharma
Sanatana significa eterna. Dharma significa religião. O nome correto do hinduísmo deveria ser Sanatana Dharma ou religião eterna. Essa religião é eterna por que praticamente não tem começo nem fim. Não tem começo,no sentido de que, a terra dos arianos, a Índia, existe desde tempos desconhecidos, com uma cultura muito grande e muito profunda. Essa cultura e civilização seguida de algumas práticas vieram a ser chamada religião.

Seria um nome emocional, dado por alguém que pensa que sua religião é eterna? Não é assim. Então, por que é chamada Sanatana? É assim chamada por que nunca teve um começo....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Hiduismo
  • Textos sagrados do hiduismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!