hidtoria do Acre

2325 palavras 10 páginas
ESCOLA JONALÍSTICA ARMANDO NOGUEIRA

HISTÓRIA DO ACRE

RIO BRANCO AC,
2013

HISTÓRIA DO ACRE

Trabalho apresentado à matéria de história, a escola Jornalística Armando Nogueira, como pré-requisito para obtenção da nota do quarto bimestre, sobre orientação da Prof.ª Caire Vegas.

RIO BRANCO AC,
2013

Sumário

1.
O Acre (rio branco) foi palco de muitos confrontos, o Acre de hoje, hoje o Acre é uns dos vinte e sete Estados do Brasil. A história do Acre revela aspectos importantes sobre a história brasileira, Principalmente durante os séculos XIX e XX. O Acre conhecido pela evolução Acreana representava ¼ do PIB do Brasil com a exportação da seringa, grande parte de sua população era de brasileiros, principalmente os nordestinos migraram pro Acre, com maior destaque para os Cearenses, que fugiam de uma seca,.

2.
De acordo com o Tratado de Tordesilhas até o século XIX o Acre fazia parte do território espanhol. Após a independência das colônias espanholas, o Brasil reconheceu a região como Boliviana pelo Tratado de Limites de 1867. Porém a Bolívia “não fazia questão”, até por que essa região era de difícil acesso, a não ser pelo rio amazonas.
Já em 1852 em virtude da abundância das seringueiras e do ciclo da borracha que estava se iniciando, colonos e brasileiros começaram há ocupação do território. Nessa mesma época o presidente da Bolívia Aniceto Arce sofreu um golpe pelo coronel José Manoel Pando, derrotado, foi se refugiar no Acre, e como a ocupação da região já era alarmante, este alertou as autoridades bolivianas que por si em 1898 enviou uma missão as tropas de ocupação no Acre, causando em primeiro de Maio de 1899 uma revolta armada, que com o apoio do Estado do amazonas, Os bolivianos então foram expulsos, porem deixaram claro que teria retorno, foi ai que o governador Ramalho Junior enviou uma expedição liderada

Relacionados