Hidroterritório

442 palavras 2 páginas
Resenha: Cultura Hídrica, território e hidroterritório: uma revisão. In: hidroterritórios: os territórios da água no córrego sossego.

O Hidroterritório é um termo que normalmente está associado para denominar as diversas questões que envolvem o uso da água mais especificamente no nordeste brasileiro e em especial no semi-árido.
Os Hidroterritórios estão associados à construção de barragem, obras hidráulicas de pequeno ou grande porte, escassez por demanda ou anomalias climáticas.
Diante deste contexto é inerente a existência de conflitos pela disputa de estoques de água.
Para melhor entendimento o autor se utiliza-se de uma tríade:
Intenções/Ações: A intencionalidade dos atores envolvidos materializase no espaço por meio de comportamento e estratégias com a finalidade de conquistar seus anseios. Além disso, revela as contradições das ações sociais destes.
Tempo: Permite observar as estratégias que os atores utilizam para alcançar seus objetivos no longo prazo, enquanto que as táticas são concretizadas em ações de tempo mais curto.

Espaço: A inscrição espacial é o espaço de articulação e organização da ação dos atores. Aponta o nível de atuação de cada ator envolvido no conflito. Na território do Sossego, dentre as diversas culturas se destaca a presença de cafezais, bananeiras, eucaliptos e pasto. A água é muito utilizada para a irrigação principalmente a mecanizada com a utilização de bombas o que tem um alto custo financeiro para o produtor rural com a energia elétrica.
Os produtores rurais da região do Sossego direcionam sua produção rural para o abastecimento da região da Grande Vitória.
Foi observado a partir do estudo realizado que não existe no citado local um planejamento referente ao plantio e adoção de práticas de manejo mais adequadas para se evitar o desperdício de água.
Hidroterritorios privados: Territórios totalmente mercantilizados.
Hidroterritorios de luta: Territorios onde ocorrem conflitos e resistem a

Relacionados

  • A FALTA D GUA S MARGENS DO GORUTUBA EM JANAUBA MG imprimir
    1571 palavras | 7 páginas