hidrostatiaca

514 palavras 3 páginas
Aula prática: Princípio de Pascal e o Princípio Fundamental da Hidrostática, o Princípio de Stevin

Objetivo
Compreender que as pressões nos líquidos se transmitem integralmente em todas as direções. Utilizando conhecimentos que levam à aplicação do princípio de Pascal. Fazendo analogia com manômetros de tubos abertos. Conhecer e utilizar um manômetro de tubo aberto, usando H2O como líquido manométrico. Reconhecer e aplicar que a diferença de pressão entre dois pontos, no interior de um líquido em equilíbrio, é igual ao produto do desnível (delta h) entre os dois pontos pelo peso específico (y) do líquido. Utilizando convenientemente, a equação que traduz este princípio de Stevin

Introdução
O princípio de Pascal: A pressão exercida sobre um fluido contido num recipiente é transmitida integralmente a todos os pontos do fluido e também às paredes do recipiente que o contém.

P = F A

Material utilizado

01 painel hidrostático 01 escalo milimetrada acoplável ao painel
01 tripé com hastes e sapatas niveladoras 01 seringa
01 prolongador para seringas 01 Becker
Agua contendo corante 01 termômetro
Painel manométrico Tampão
Escala submersível Haste de sustentação
Pisseta com agua colorida Termômetro

Procedimento experimental

Posicionamos a peça metálica em 400mm na escala da régua central, nivelando pela parte inferior

Enchemos de água a seringa acoplada ao prolongador, introduzimos o prolongador pelo tubo de vidro (superior) e adicionamos 11 ml de água de modo a preencher somente um trecho (C e D) da mangueira.

Adicionamos a água nos manômetros 1 e 2, lentamente utilizamos o prolongador, e da seguinte forma, colocamos aproximadamente 3 ml de água no manômetro 1 e aproximadamente 3 ml de água no manômetro 2.

Subimos e descemos levemente a peça metálica de modo a equilibrar as

Relacionados